PORTFÓLIO UMA PROPOSTA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Código: SLAEH48C9-baseadaemprojetos
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO UMA PROPOSTA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

CURSO: 2° LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SEMESTRE: 2°

POSSUI UM TOTAL DE 11 PÁGINAS


(ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR)

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Uma
proposta por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. Escolhemos essa temática para

possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste
semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula.
A expansão da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em diferentes
espaços e tempos ocasionou mudanças como a dissolução de fronteiras e a criação de um espaço
interligado de conexões que pode ser desenvolvido no contexto educacional. Segundo Bacich e
Moran (2018), essas mudanças convocam a participação e a colaboração; requerem uma posição
crítica em relação à tecnologia, à informação e ao conhecimento; e influenciam a cultura levando à
emergência da cultura digital. (BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação
inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018)
Considerando o desenvolvimento tecnológico, existem, na atualidade, discussões a respeito
de metodologias variadas que podem ser utilizadas em sala de aula. Essas propostas são elaboradas
de modo a impulsionar o engajamento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem e as
metodologias estão sendo atualizadas diante das práticas inerentes à cultural digital, por meio da
integração das tecnologias ao desenvolvimento das metodologias ativas.
As metodologias ativas englobam uma concepção do processo de ensino e aprendizagem que
considera a participação efetiva dos alunos, valorizando as diferentes formas pelas quais eles podem
ser envolvidos nesse processo. Cabe ao professor ser o coordenador das ações didáticas, o mediador
das descobertas e aprendizagens vivenciadas.
Uma das práticas de ensino e aprendizagem considerada como metodologia ativa de
aprendizagem é a aprendizagem baseada em projetos ou ensino através de projetos. De acordo com
Bacich e Moran (2018), por meio dela “os alunos se envolvem com tarefas e desafios para
desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida [...]. No processo, lidam com questões
interdisciplinares, tomam decisões e agem em equipe.” (BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias
ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018)
Por meio dos projetos, pode-se desenvolver o pensamento crítico e criativo e a percepção de
que existem maneiras diversas de se realizar o que foi proposto. Ademais, também são previstos
momentos de reflexão e feedback para criar oportunidades de aplicabilidade e desenvolvimento de
habilidades e competências.

Essa abordagem adota o princípio da aprendizagem colaborativa, baseada no trabalho
coletivo. São vários os modelos de implementação da metodologia de projetos, que variam de
projetos de curta duração (uma ou duas semanas), restritos ao âmbito da sala de aula e baseados em
um assunto específico, até projetos de soluções mais complexas, que envolvem temas transversais e
demandam a colaboração interdisciplinar, com duração mais longa (semestral ou anual).

CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação geradora de aprendizagem

Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos
a seguir:
Márcia acaba de se formar em Pedagogia e já assumiu uma turma do 2o ano do Ensino
Fundamental. Em sua primeira reunião pedagógica a diretora da escola pediu para Márcia, assim
como aos demais professores, trabalharem ao longo do bimestre o desenvolvimento de propostas
que envolvam projetos e tecnologias. Assim, as turmas poderiam refletir sobre a importância da
tecnologia e de uma metodologia ativa específica articulando a temática em questão com os
conteúdos de cada componente curricular de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Como a direção da escola sabia que tratava-se da primeira experiência profissional de Márcia,
Fábio, o professor de Educação Física da Instituição, ajudou a professora a elaborar um projeto e
sugeriu ainda que o projeto fosse entregue antes da data estipulada para os outros professores, para
que assim, caso fosse necessário, houvesse tempo para realizar alterações no projeto proposto.
A diretora perguntou para Márcia se ela tinha conhecimento sobre as características de um
projeto, as especificidades do trabalho com metodologias ativas e, embora ela tenha respondido que
sim, não tinha domínio sobre esse assunto e por isso, pediu para o professor Fábio algumas dicas
sobre esse tipo de metodologia.

Situação-problema

Suponha que você estivesse no lugar do professor Fábio, que tipo de orientações daria para
a professora Márcia? Como ajudaria a professora a organizar um planejamento articulando a
metodologia de projetos e as disciplinas estudadas ao longo do semestre?

Os projetos contribuem para o desenvolvimento de competências cognitivas e
socioemocionais, pois mobilizam habilidades em todas as etapas e atividades, desde o planejamento
até à finalização, por meio de diversas atividades que abordam motivação, contextualização,
brainstorming, organização, registro e reflexão.
Isto posto, a elaboração desta PTI constitui-se com o propósito de ponderar a respeito de um
aprendizado inovador e participativo por meio de reflexões teóricas e práticas referentes à inserção
de tecnologias no ensino por meio de projetos.

 

PORTFÓLIO UMA PROPOSTA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS


 

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail