Portfólio Turismo e a pandemia da Covid-19

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO TURISMO E A PANDEMIA DA COVID-19 2° e 3° semestre

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

DISCIPLINAS :  • Políticas Públicas para o Turismo • Marketing Turístico • Fundamentos do Turismo • Turismo em Áreas Naturais • Gestão de Projetos e Eventos

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Seja bem-vindo a este semestre! A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual
(PTI) terá como temática: “Turismo e a pandemia da Covid-19”. Esta temática possibilita a
aprendizagem interdisciplinar, considerando as diversas disciplinas do semestre, com o objetivo de
desenvolver ações referente à área de atuação.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Turismo e a pandemia da Covid-19

Bruno Bocchini (nov. 2020) - Agência Brasil
O setor do turismo brasileiro deixou de faturar R$ 41,6 bilhões desde o início da pandemia de
covid-19, considerando os meses de março a setembro. O montante representa uma queda de 44%
no faturamento do setor em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados
hoje (17), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP).
Em setembro, o faturamento das empresas do setor (R$ 8,6 bilhões) foi 37,6% menor do que
o mesmo mês de 2019 – o que significa uma retração de R$ 5,2 bilhões no faturamento. Esse é o pior
resultado do turismo para setembro desde o início da série histórica, em 2011.
“Ao contrário de setores como o comércio e os serviços, em recuperação desde o início do
segundo semestre do ano, o turismo não apresenta sinais de retomada. Até por isso a necessidade

de uma expansão da oferta de crédito para as empresas do setor, principalmente por meio de ajuda
de programas do governo”, destaca a FecomercioSP em nota.
Segundo a entidade, a retração do turismo em setembro foi liderada pelo setor de transporte
aéreo, que faturou 64,6% a menos do que no mesmo mês de 2019. O resultado, no entanto, é menos
pior que os registrados em agosto (-68,8%) e julho (-78,1%).
A FecomercioSP destaca que também caíram expressivamente, em setembro, os
faturamentos dos agentes de hospedagem e alimentação (-37,3%) e de atividades culturais,
esportivas e recreativas (-24,4%).
“É importante que os empresários mantenham os canais digitais ativos desde já, não apenas
para ofertar pacotes e destinos, mas também para que os clientes tenham uma comunicação clara
dos novos protocolos de segurança do turismo”, recomenda a FecomercioSP.
A entidade também ressalta que muitos turistas procuram por locais com flexibilidade de
cancelamento ou remarcação, e possibilidades de reembolsos. “Adaptar as reservas e os fluxos a esta

especificidade do mercado representa uma vantagem significativa para agora e para o cenário pós-
pandemia”, recomenda.

Desafios Propostos

Utilize as informações apresentadas na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) bem
como informações (teóricas e práticas) sobre o setor de turismo e resolva os desafios propostos:

Atividade 1 – Fundamentos do Turismo

Diante da pandemia e seu impacto no turismo brasileiro, diversas organizações e atores da cadeia
produtiva do turismo precisam pensar em estratégias para que o turismo seja fomentado e volte a
crescer.
Nesse caso, imagine que você pertença a uma agência de viagens que precisa criar um pacote
turístico nacional que atenda aos protocolos de segurança contra a Covid-19, oferecendo confiança
aos turistas que desejam realizar um passeio ou viagem pelo Brasil.

Para isso, apresente as seguintes informações:
1) Demanda turística a ser contemplada pelo pacote turístico.
2) Oferta turística (produtos, serviços e organizações públicas e/ou privadas envolvidas
ativamente na atividade turística) e atrativos turísticos.
3) Espaço geográfico (local físico onde a oferta e demanda turísticas se encontram).
Busque apresentar uma proposta de pacote turístico consolidada. Para tanto, faça um benchmarking
(busca de boas práticas) com empresas do setor e inspire-se em suas propostas.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, J. P. L. Fundamentos de turismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2020.

Atividade 2 – Políticas Públicas para o Turismo

O turismo, talvez, tenha sido o setor que teve maior impacto diante da pandemia do
coronavírus. Infelizmente, desde as primeiras notícias da chegada da Covid-19 ao Brasil, a nossa
realidade econômica e social alterou de forma significativa.
A sociedade precisou se reinventar para criar diversas medidas de enfrentamento da crise,
alterando o seu modo de viver com grandes efeitos nas relações de trabalho e nas relações
econômicas. Afinal, houve mudanças na forma de se relacionar, trabalhar, exercitar, fazer compras
etc.
Tais mudanças, por consequência, foram acompanhadas de alterações legislativas. Sabe-se
que um dos papéis do direito é o de justamente acompanhar e se adaptar às mudanças sociais. Como
resposta à crescente transformação, diversas normas (medidas provisórias, leis, decretos, portarias)
foram elaboradas com a intenção de minimizar o impacto dos efeitos da pandemia nas relações
laborais e comerciais.
Uma importante medida legislativa de apoio ao setor do turismo se deu com a Medida
Provisória 948, convertida posteriormente na Lei 14.046/2020. Um de seus objetivos principais foi o
de permitir remarcações de voos e estadias em hotéis, justamente para evitar o cancelamento dos

serviços. A pretensão também foi para evitar cobranças ou judicialização dos pedidos, o que poderia
levar à quebra de empresas, inviabilizando qualquer prestação de serviços ou o ressarcimento de
eventuais valores já pagos.
A criação de medidas legislativas se apresenta como uma das maneiras possíveis a serem
adotadas pelo Estado, como forma de incentivar o turismo nesse momento tão difícil. Mas não se
trata de única medida possível. Afinal, o Estado pode também criar políticas públicas mais específicas
e programas destinados ao turismo.
A partir desse contexto, responda de forma fundamentada as indagações a seguir:

1) O que são políticas públicas destinadas ao turismo? Explique com suas palavras.
2) Estudos têm apresentado propostas de políticas públicas e medidas de enfrentamento ao
impacto econômico da Covid-19 ao turismo. Acesse e leia o estudo feito pela FGV – Fundação
Getulio Vargas, disponível em:
https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/01.covid19_impactoeconomico_v09_compr
essed_1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
Após a leitura e análise, apresente três propostas que considera mais significativas para o incentivo
ao turismo e justifique sua escolha.
3) Apresente uma política pública que você considera pertinente para minimizar o impacto da
pandemia no turismo, como forma de estimular o setor.

REFERÊNCIAS

DELMANTO, Aline; et al. Políticas públicas para o turismo. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S/A, 2017.
FGV. Impacto econômico da COVID-19: propostas para o turismo brasileiro. FGV, 2020. Disponível
em:
https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/01.covid19_impactoeconomico_v09_compr
essed_1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

Atividade 3 – Marketing Turístico

De maneira geral, sabemos que um bom profissional de Marketing – e não só do Marketing,
mas de todas as demais áreas – precisa ser dinâmico e flexível, saiba lidar com incertezas, riscos, e se
moldar de acordo com implicações de fatores externos os quais exercem influências sobre nós e
sobre nossos negócios a todo o momento!
Nesse sentido, partindo do contexto proposto, imagine que você, profissional do campo do
Turismo, mais especificamente na área de Marketing, utiliza em seus processos e práticas de trabalho
todo o seu conhecimento em Marketing de Serviços e seus 3P’s, e conhece muito bem as
necessidades e expectativas do seu público-alvo.
Frente ao caso em questão, você está enfrentando em seu ramo de atuação o contexto atípico
do coronavírus. Portanto, pense quando (a nível global) a situação crítica já esteja em declínio – ou
seja, a pandemia de Covid-19 esteja controlada – e o mercado de maneira geral demonstre maior
segurança, com a sensação de instabilidade começando a diminuir. É hora de pensar então em como
recuperar a confiança do público-alvo e em como ofertar os produtos turísticos segundo às novas
demandas e novas necessidades do consumidor.
Para te ajudar nesta missão, pesquise como o campo do Turismo reagiu frente a outros casos
de epidemias ou pandemias (como o caso do H1N1, no ano de 2009). Existiram ações de Marketing
Turístico pós-pandemia de Gripe A, por exemplo? As estratégias do mercado do turismo podem ser
utilizadas da mesma maneira atualmente?
Partindo do exposto, responda:
1) Como você, enquanto profissional da área, pensando estrategicamente neste contexto, poderia
trabalhar os 3 P’s do Marketing de Serviços (Pessoas; Processos; e Prova Física), para gerar
novamente uma sensação de segurança e tornar seus produtos turísticos atrativos?
2) Sua missão é trabalhar cada um dos P’s (pessoas, processos e prova física), elaborando uma
estratégia de Marketing na oferta de produtos turísticos.

REFERÊNCIAS

BACELAR, R. B. Marketing turístico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
EMMENDOERFER, L.; BIZ, A. A. Perspectivas iniciais dos impactos da Covid-19 no turismo do estado
de Santa Catarina–Brasil. Revista Turismo & Cidades, v. 2, p. 139-152, 2020. Disponível em:
D:/Downloads/14763-45651-2-PB.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
SOUSA, B. et al. As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um
estudo exploratório no contexto turístico português. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15,
n. 25, p. 21-35, 2020. Disponível em: http://ciencipca.ipca.pt/bitstream/11110/1939/1/13805-
43196-1-PB.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
SOUSA, D. O. de.; et al. Marketing turístico: a jornada do consumidor no setor hoteleiro. In:
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43o Congresso
Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL. Anais [...] dez. 2020. Disponível em:
http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-1318-1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
Atividade 4 - Turismo em áreas naturais
Apesar de o conceito de turismo em áreas naturais estar relacionado às práticas turísticas em
espaços naturais, devemos nos lembrar de que o turismo de aventura é um dos componentes dessa
modalidade turística, portanto, pode ocorrer também nas cidades, inclusive em parques ou outros
espaços urbanos. Diante do contexto da Pandemia pela Covid-19, houve inúmeras adaptações às
atividades turísticas para que possam ocorrer com segurança, o que implica, inclusive, em novas
propostas. O turismo natural, também ligado a atividades de curtas distâncias, tem sido uma das
alternativas para a retomada dessas atividades. Pensando no turismo em áreas naturais, para
entender como esses desdobramentos e adaptações ocorreram, você deve realizar um levantamento
sobre os seguintes questionamentos:

1) Quais atividades você conhece ou está vendo ocorrer, no âmbito do turismo em áreas naturais,
que estão sendo boas alternativas às restrições impostas pela pandemia? Cite ao menos 2.
2) Houve mudança no contexto da oferta do turismo em áreas naturais pela incorporação dessas
novas atividades? Quais?

REFERÊNCIAS

DOURADO, R. Pandemia evidencia tendência do turismo em áreas naturais. Disponível em:
https://jpturismo.com.br/pandemia-evidencia-tendencia-do-turismo-em-areas-naturais/. Acesso
em: 11 dez. 2020.
SEBRAE. Turismo em áreas naturais é tendência durante pandemia. Disponível em:

http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/turismo-em-areas-naturais-sao-tendencia-
durante-pandemia,441ce919ef825710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 11 dez. 2020.

Atividade 5 – Gestão de Projetos e Eventos
Um ramo do turismo que vem se destacando e cada vez mais ganha importância é o dos eventos.
Este é um dos segmentos mais significativos do turismo e gera receita para municípios e estados,
criação de empregos, desenvolvimento do comércio e dos setores gastronômicos e hoteleiros, além
de possibilitar a abertura de uma série de empresas e agências especializadas na área.
No campo de turismo de eventos a diversificação é bem ampla: apresentações artísticas, carnavais,
festivais, ensaios, exposições artísticas, festivais no interior, recepções, aparições de celebridades,
feiras agrícolas, roteiros históricos, mostras em museus, feiras profissionais, festivais de música,
seminários educacionais, desfies, feiras comerciais, comemorações, competições, torneios e
apresentações esportivas, jogos de guerra, espetáculos, maratonas, apresentações aéreas, festivais
folclóricos, feiras de animais, concursos de beleza, apresentações teatrais, passeios, festas de rua e
feiras.
No entanto, já parou para pensar em como o turismo de eventos foi afetado pela pandemia? Quais
são as alternativas encontradas pelas organizações de eventos? Para o desenvolvimento deste
tópico, responda:
1) Apresente 3 (três) exemplos de eventos turísticos nacionais e/ou internacionais que foram
afetados pela pandemia. Quais foram as alternativas/soluções encontradas?
2) Quais tipos de eventos têm sido realizados (apresente no mínimo 2 exemplos)? Existem
recomendações e/ou restrições específicas devido à Covid-19 nesses eventos? Se sim, quais?
3) Quais protocolos de segurança estão sendo seguidos, em geral, e como estes podem auxiliar na
retomada do turismo de eventos? Dica: busque por normativas municipais ou estaduais, além
de regras estabelecidas por organizações privadas e analise a efetividade destas diante dos
números de casos de coronavírus.


 

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