Portfólio Transformações e adequações necessárias à escola em tempos de pandemia

Código: VVG3K47C7-tempos-de-pandemia
R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 33,00 sem juros
    • 2x de R$ 16,50 sem juros
    • 3x de R$ 11,00 sem juros
  • R$ 33,00 Boleto Bancário
  • R$ 30,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO TRANSFORMAÇÕES E ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS À ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA 6° e 7° semestre

CURSO: LICENCIAUTURA/ MATEMÁTICA

DISCIPLINAS :  • Análise Matemática • Cálculo Diferencial e Integral III • Fundamentos de Física II • Gestão Educacional • Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional

POSSUI UM TOTAL DE 14 PÁGINAS

ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. CLIQUE NO NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
transformações e adequações necessárias à escola em tempos de pandemia. Escolhemos essa
temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos
baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora
de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina.
Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na
sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a
organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você, futuro
docente, deve elaborar uma produção textual, com respaldo teórico nas disciplinas que foram
cursadas ao longo deste semestre.

Matemática – Licenciatura
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Na busca por adequações no contexto educacional, diante do cenário da pandemia do COVID-
19, o colégio AlfaX – que atende todas as etapas da Educação Básica – precisou reorganizar suas

atividades e desenvolveu suas aulas de forma remota. Nesse primeiro momento, os alunos puderam
participar das aulas ministradas ao vivo, por meio de um aplicativo de videoconferência, viabilizando
a interação entre professor e alunos, contribuindo para a aprendizagem. Além disso, a escola
desenvolveu uma plataforma online na qual os alunos podem desenvolver e enviar as atividades
propostas em cada uma das disciplinas curriculares.
Analisando as possibilidades para o ano letivo seguinte, esse colégio pretende desenvolver,
nesse segundo momento, um trabalho de forma híbrida, em que parte dos alunos acompanharão as
aulas em sala de aula presencialmente, enquanto os demais utilizarão o aplicativo – já adotado pela
escola no ano letivo anterior –acompanhando-as de suas casas. Com isso, a escola apresente adotar
uma estratégia de rotatividade, de modo que todos os alunos possam frequentar parte das aulas de
forma presencial e parte à distância, seguindo todas as medidas de segurança para evitar a
contaminação pela COVID-19.
Diante desse cenário, a equipe pedagógica do Colégio AlfaX propôs a todos os professores o
desenvolvimento de atividades diferenciadas, de caráter prático, de modo a favorecer a participação
dos alunos nas aulas, contribuindo para fortalecer os vínculos entre escola, professores, alunos, pais
ou responsáveis.
Assim, nesse contexto, suponha que você integra a equipe dos professores de Matemática
dessa instituição, atuando em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Nesse sentido, você e os demais professores da área precisarão se reunir para pensar em estratégias
de ensino para o desenvolvimento dessas atividades em aula, considerando a estratégia que será
adotada pela escola, bem como refletir a respeito da atuação dos professores e gestores diante desse
momento atípico.

Agora, é com você!
Diante do contexto apresentado, você deverá realizar algumas etapas para elaborar a
produção textual.

Tarefa 1: O papel do gestor educacional diante da pandemia
Assim como nas demais áreas de conhecimento, no campo da Matemática, os professores
devem se reunir e desenvolver estratégias e atividades que possam ser desenvolvidas com os alunos
dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de tal forma que sejam organizadas para
aplicação durante o desenvolvimento do trabalho de forma híbrida, já que parte dos alunos
acompanharão as aulas à distância.
Considerando esse cenário, qual a importância do papel do gestor educacional nesse
momento? De que forma esse profissional pode auxiliar e contribuir para a implementação desse
projeto? Escreva um texto único, envolvendo as reflexões propostas, contendo de 1 a 2 páginas.
Como referência para as reflexões a respeito da gestão escolar em tempos de pandemia,
assista ao webinário intitulado “Gestão escolar e pandemia: novos e antigos desafios e
possibilidades”, disponível em: (acesso em 19 jan.
2021).

Tarefa 2: Estudo de situação-problema para o ensino de Matemática
A elaboração de propostas para desenvolvimento em aulas estruturadas de forma híbrida é
um desafio para os professores, visto que devem ser organizadas de modo a envolver tanto os alunos
que estão presencialmente em sala de aula quanto àqueles que estão participando de forma
simultânea, a partir de ferramentas de comunicação, como os aplicativos próprios para esse fim.
Diante desse desafio, analise o seguinte problema:
“Suponha que um paciente iniciou um tratamento para um problema de saúde. Após uma consulta,
o médico recomendou a esse paciente tomar um comprimido de 80 mg de determinada substância,
sendo uma dose diária, ingerida sempre no mesmo horário. Imediatamente antes de tomar esse

medicamento, 10% da droga permanece em seu corpo, proveniente do dia anterior. Considerando
que a única fonte desse medicamento no organismo do paciente seja proveniente desse tratamento,
qual quantidade desse medicamento permanece no corpo desse paciente a longo prazo?”
Com base nesse problema, sua tarefa consiste em analisar os seguintes itens:
a. Resolva o problema apresentado, sabendo que ele está relacionado à definição de série
geométrica e de suas propriedades.
b. Discuta a respeito de como esse problema pode ser adaptado para ser aplicado em turmas
do Ensino Médio, abordando as progressões geométricas e suas propriedades. Comente a
respeito de como pode ser conduzida a dinâmica de trabalho para a abordagem dessa
situação-problema durante uma aula ministrada de forma híbrida.
Como sugestão de material complementar para aprofundamento dos estudos a respeito da
série geométrica, você pode estudar as seções 5.1 e 5.2 do livro “Análise Matemática para
Licenciatura”, do autor Geraldo Ávila, disponível na Biblioteca Virtual Universitária. Após efetuar o
login na plataforma, esse livro pode ser acessado a partir do link:
(acesso em 19 jan. 2021).
Para essa tarefa, você deverá apresentar a resolução referente ao item a e o texto conforme
as orientações do item b, contemplando de 1 a 2 páginas.

Tarefa 3: Estudando os sólidos geométricos com o auxílio de softwares
Os softwares matemáticos, como o GeoGebra, podem auxiliar o professor tanto nas aulas
presenciais quanto nas aulas híbridas podendo ser explorados para o estudo de tópicos de geometria
e álgebra, por exemplo. Pensando nessa possibilidade, sua tarefa é utilizar o software GeoGebra 3D
para o estudo de volume de sólidos geométricos. Para isso considere os seguintes itens:
a. Com o auxílio da ferramenta de construção de sólidos do GeoGebra construa um cilindro,
centrado na origem, com um raio e altura qualquer. Utilizando a função volume calcule o
volume desse sólido. Ilustre a construção feita no software por meio de prints da tela, não se
esqueça de apresentar o volume calculado pelo software.

b. Calcule o volume do cilindro construídos no software utilizando integrais triplas. Para isso
considere as medidas adotadas na construção do sólido e apresente todos os cálculos
utilizados.
c. A fórmula do volume do cilindro pode ser deduzida utilizando os conceitos de integrais triplas.
Demonstre, utilizando integrais, que o volume de um cilindro de raio r e altura h é dado por
V = πr
2h.

d. Discuta de que forma o uso de softwares, como o GeoGebra, podem contribuir para o ensino
de volume de sólidos geométricos em uma aula ministrada de forma híbrida.
A produção referente à essa tarefa deve contemplar de 1 a 2 páginas.

Tarefa 4: Refletindo sobre as potencialidades dos simuladores para o ensino de Física
No estudo de conceitos da Física, os quais estão diretamente relacionados a diversos
conceitos matemáticos, uma possibilidade para o trabalho, seja de forma remota, híbrida, ou mesmo
na sala de aula presencial, é o emprego de simuladores. A partir dessas ferramentas, os alunos podem
explorar os mais diversos conceitos, visualizando a ocorrência de fenômenos, simulando atividades
práticas que não exigem o uso de laboratórios, mas que também podem contribuir para o ensino de
conceitos da Física e, por consequência, a aplicação de diversos conceitos matemáticos.
Diante dessa temática, considerando o contexto de trabalho interdisciplinar entre os
professores das disciplinas de Matemática e Física, a sua tarefa consiste em analisar o seguinte
simulador:
Título: Ondas em cordas
Disponível em: (acesso em 19
jan. 2021)
Em relação a esse simulador, faça um estudo a respeito dos seguintes tópicos:
• Qual(is) conceito(s) da Física pode(m) ser abordado(s) a partir do uso desse simulador?
• Como utilizar esse simulador durante as aulas de Física, para o(s) conceito(s) em questão,
considerando a estrutura de aula no modelo híbrido?
• Quais as contribuições desse simulador para o ensino do(s) conceito(s) em questão?

Em seguida, elabore um texto único, fazendo uma análise desse simulador, considerando as
questões apresentadas e outras que você julgar relevantes. Esse texto deve contemplar de 1 a 2
páginas.


 

Produtos relacionados

R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagHiper
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Assessoria especializada na elaboração de trabalhos acadêmicos. Atuamos desde 2017. Garantimos aprovação no seu trabalho acadêmico. Entre e confira! Portfólio pronto Portfólioo EAD - Portfólio Pronto, Trabalhos Acadêmicos