Portfólio Sistema de gestão ambiental de uma fábrica de papel

Código: 73WAFQWEU-fabrica-de-papel
R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 33,00 sem juros
    • 2x de R$ 16,50 sem juros
    • 3x de R$ 11,00 sem juros
  • R$ 33,00 Boleto Bancário
  • R$ 30,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DE UMA FÁBRICA DE PAPEL 2° semestre

PORTFÓLIO A INDÚSTRIA KIPAPEL100%

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

DISCIPLINAS :  • Manejo de Unidades de Conservação • Ecologia e Biodiversidade • Recursos Naturais e Fontes de Energia • Educação Ambiental • Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental

POSSUI UM TOTAL DE 12 PÁGINAS

ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. CLIQUE NO NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como tema “Sistema de
gestão ambiental de uma fábrica de papel”.
Você deverá realizar uma análise sobre o contexto da fábrica de papel, visando compreender
qual é o modelo de gestão adotado por eles e propondo melhorias para que atendam aos requisitos
de trabalhar dentro de um sistema de gestão ambiental eficaz. Você perceberá que existem alguns
pontos a serem melhorados, pois a fábrica ainda está estruturando sua forma de trabalhar com base
na análise de aspectos e impactos ambientais gerados no processo produtivo. Na fazenda onde a
fábrica de papel está instalada, existe a área de onde são extraídas as árvores, utilizadas como
matéria prima, bem como há um parque ecológico, o qual a empresa utiliza para receber visitantes
e incentivar as práticas de educação ambiental. Para melhor compreensão da atividade, realize a
leitura das próximas orientações.
Desejamos a você um ótimo trabalho.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA
Na PTI, você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA). Depois, deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA),
inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as
orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por você).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

A indústria KIPAPEL100% (fictícia) está no mercado há 5 anos, produzindo papéis diversos
além de cadernos e caixas de papelão. A indústria iniciou suas atividades dentro das conformidades

exigidas, como licenças ambientais e conformidade legal. Logo que iniciou suas atividades, notou que
a geração de resíduos sólidos e efluentes era intensa e precisou elaborar um sistema de gestão
ambiental para atender esses requisitos de tratamento. Em meio a essa elaboração, ocorreu a
demissão do antigo gestor e, o novo contratado, entrou sem saber exatamente o que a empresa
estava precisando.
O que ele ouviu dos colegas de trabalho é que os resíduos gerados estão sendo enviados para
uma empresa que os dá a destinação correta, mas que houve vazamento de efluentes além de outros
impactos ambientais visíveis. Além disso, o parque ecológico que a empresa possui, em sua
propriedade, está precisando de ajustes para que seu uso seja melhor realizado, principalmente com
fins de educação ambiental. Há indícios de que os altos custos com energia elétrica também estão
sendo analisados e podem resultar em diminuição de atividades em alguns setores, devido à crise
mundial ocasionada pelo COVID19, onde as exportações de papel caíram muito. Diante desse
cenário, é possível perceber que a empresa KIPAPEL100% está precisando de alguns ajustes para que
possa voltar a operar normalmente, dentro dos padrões de desempenho ambiental esperado,
cumprindo seus objetivos de eficiência energética, manejo adequado do parque ecológico, realizar
atividades de educação ambiental, entre outros itens.

2. Agora, é com você!
Com base nos conhecimentos relacionados às disciplinas do semestre, olhe para o caso
exposto e, com base nas situações a seguir, elabore quais aspectos deverão ser desenvolvidos,
implementados e monitorados para que o sistema de gestão ambiental seja parceiro da empresa,
promovendo um ciclo de melhoria contínua.

Manejo de Unidades de Conservação
Considerando que a área destinada à formação do Parque Ecológico, apresenta um fragmento de
floresta representativa do bioma local e, ainda, possui aspectos ambientais de grande interesse para
o trabalho de educação ambiental, a indústria KIPAPEL100% percebeu que seria interessante

transformar o parque numa Unidade de Conservação. Entretanto, a diretoria da empresa deseja
manter a posse sobre o terreno que deverá ser destinado à criação esta UC. Neste sentido, você
deverá orientar os empreendedores sobre qual tipo e categoria de unidade de conservação melhor
se aplica para este caso. Deverá ainda orientar, quais os objetivos do tipo de UC indicado, bem como
esclarecer o que pode e o que não pode ser feito dentro de seus limites.
Ecologia e Biodiversidade
Entre os planos iniciais propostos para a melhoria contínua dos processos produtivos da indústria
KIPAPEL100%, foi sugerido a criação de diversas pequenas áreas reflorestamento com espécies
nativas entre as áreas de plantio do Eucalipto e Pinus (espécies utilizadas na KIPAPEL100%), sendo
que essas áreas iriam atuar principalmente no intuito de resgatar a biodiversidade local, a qual foi
impactada com a introdução das amplas áreas de monocultura das espécies usadas para a produção
do papel. Assim, após o corte da madeira plantada nessas áreas, elas seriam deixadas para poder se
regenerar naturalmente, passando pelo processo de sucessão ecológica.
Diante do exposto, você deverá discorrer detalhadamente sobre o processo de sucesso ecológica e
quais fases poderão ocorrerá nestas áreas. Outro ponto importante será o de propor técnicas que
possam otimizar o processo de reflorestamento e aumento da diversidade vegetal do local.
Recursos Naturais e fontes de energia
A indústria de papel é uma grande consumidora de energia. Resumidamente o processo
consiste em primeiramente triturar a madeira e posteriormente tratar os cavacos quimicamente, que
gera um subproduto com potencial poluente, mas que pode ser reaproveitado para a produção de
energia na própria fábrica e posteriormente tem-se a fase de branqueamento e a produção do papel.
Temos que levar em consideração que a fábrica KIPAPEL100% possui uma grande planta industrial,
com 4.500m2 de área coberta que encontra-se completamente ociosa. Assim, você deverá observar
as características da empresa e propor formas de redução do consumo de energia e a adoção de
fontes de energia alternativas.
Educação ambiental

A educação ambiental tem papel expressivo no que diz respeito à aquisição e ampliação do
conhecimento sobre os impactos causados pela ação humana sobre os recursos naturais e atua de
forma a sensibilizar para mudanças de hábitos que minimizem esses impactos, assim ao realizar
atividades no âmbito da educação ambiental no parque ecológico, a empresa contribui para o acesso
à essas informações de cuidado com o meio ambiente, inclusive reforçando quais medidas são
utilizadas durante sua produção para mitigar os impactos causados. Pensando sobre a educação
ambiental informal, você deve elencar uma série de atividades (mínimo 3) com seus respectivos
objetivos, que podem ser ofertadas no parque ecológico da empresa de forma que ocorra a
sensibilização da sociedade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na
defesa da qualidade do meio ambiente a partir de práticas cotidianas.

Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental.
Quando pensamos em um Sistema de gestão ambiental sabemos que ele deve estar pautado em 5
pilares:
 política ambiental;
 planejamento;
 implementação e operação;
 verificação;
 análise pela administração.
Desta forma, você deverá pensar no caso exposto sobre a empresa e elaborar uma política
ambiental que se adeque às melhorias esperadas, além de planejar quais ações poderão ser
colocadas em prática para que a empresa funcione dentro dos requisitos ambientais esperados,
buscando desenvolver um contexto de produção mais limpa. O ciclo PDCA pode ser uma excelente
ferramenta para ajudar no desenvolvimento das etapas de planejamento, implementação, operação
e verificação. Essas ações podem envolver treinamento de pessoal, realização de cursos, entre
outros. Você também deve pensar em formas de verificar se os objetivos propostos estão sendo
atingidos e terminar com uma breve análise da administração sobre as mudanças que estão sendo
pensadas e postas em prática. Note que se trata de uma atividade fictícia que poderá lhe ajudar na

compreensão do processo como um todo, pois quando o sistema de gestão ambiental opera dentro
dos objetivos esperados, ele passa a oferecer melhores resultados à empresa, confiabilidade ao
cliente e segurança ao meio ambiente. Nesta empresa, o sistema de gestão ambiental ainda não está
preparado para passar por certificação pela ISO 14001, portanto a análise não deverá se voltar para
fins de certificação, mas sim para planejamento e implementação de um SGA que atenda às
necessidades imediatas já anteriormente descritas.
Para auxiliar na elaboração de seu trabalho, você pode utilizar os seguintes materiais:
ALVES, IJBR., and FREITAS, LS. Análise comparativa das ferramentas de gestão ambiental:
produção mais limpa x ecodesign. In: LIRA, WS., and CÂNDIDO, GA., orgs. Gestão sustentável dos
recursos naturais: uma abordagem participativa [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2013, pp. 193-
212 Disponível em: http://books.scielo.org/id/bxj5n/pdf/lira-9788578792824-08.pdf Acesso em 09
Dez 2020.
TESSARO, A.B; PEDRAZZI, C; TESSARO, A.A. Importância da auditoria ambiental em indústrias
de celulose e papel. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS. São Paulo, v.2, n.2,
p.104-124, Jul/Dez 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/188628664.pdf Acesso
em 09 Dez 2020.
SOUZA, P. E. Implantação de sistema de gestão ambiental em indústrias de embalagens de
papel. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de pós-graduação em
Engenharia Ambiental. Florianópolis – 2009. Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106666/272817.pdf?sequence=1&isAllow
ed=y Acesso em 09 Dez 2020


 

Produtos relacionados

R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagHiper
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Assessoria especializada na elaboração de trabalhos acadêmicos. Atuamos desde 2017. Garantimos aprovação no seu trabalho acadêmico. Entre e confira! Portfólio pronto Portfólioo EAD - Portfólio Pronto, Trabalhos Acadêmicos