PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL 4° e 5° semestre

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS : • Educação e Artes • Aprendizagem da Língua Portuguesa • Aprendizagem de Ciências Naturais • Literatura Infantojuvenil • Legislação Educacional • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de
Alfabetização e Letramento • Aprendizagem da Geografia e da História • Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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A proposta desta Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a
elaboração de uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana
Cultural Virtual a ser vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando
as possibilidades de articulação da temática com as diferentes áreas do conhecimento e a utilização
de ferramentas digitais ao longo do processo educacional. Escolhemos essa temática para possibilitar
a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
Considerando o contexto da pandemia de covid-19, vivenciado fortemente no ano de 2020 e
a necessidade do isolamento social, a educação teve que se reinventar. As tecnologias e plataformas
digitais foram essenciais para conduzir o processo de ensino e aprendizagem remoto. Behar (2020)
aclara a importância de entender que o termo “remoto” significa distante no espaço e se refere a um
distanciamento geográfico. O ensino é considerado remoto porque foi autorizado, em caráter
excepcional, uma recomendação pela substituição das aulas presenciais por aulas mediadas por
tecnologias de informação e comunicação. A partir da realidade de cada localidade poderá existir
orientações específicas sobre como as aulas irão acontecer.
(BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Coronavírus. Universidade Federal

do Rio Grande do Sul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-
emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 21 jan. 2021.).

A tecnologia mostrou-se uma importante aliada nesse contexto. Plataformas de
aprendizagem on-line, metodologias ativas, games, ferramentas de reuniões, aplicativos de
gravações audiovisuais, entre outros recursos, foram adaptados ou ampliados em todos os contextos
– da educação infantil ao ensino superior. Ainda que a discussão sobre a inserção de ferramentas
tecnológicas em sala de aula não fosse algo recente, essa questão se tornou protagonista no campo
educacional.
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresenta um conjunto de competências e
habilidades que auxiliam na organização curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais
que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. No ensino fundamental, as
aprendizagens sistematizadas devem se articular com as experiências vivenciadas pelos alunos em
seu contexto domiciliar, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e
socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno. O planejamento do
professor deve contribuir com a formação de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar,
respeitar a convivência no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas
de modo responsável e produtivo. Seguindo essa perspectiva, ao longo da educação básica, e com a
utilização de diferentes ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, cabe ao professor instigar o
aluno a questionar, analisar, interpretar, conceituar, trabalhar em equipe, enfim, ampliar a visão de
mundo enquanto estabelece relações com seu meio. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
Versão entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).
O componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: Artes Visuais, Música,
Dança e Teatro. Segundo a BNCC (BRASIL, 2018), a Arte contribui com a interação crítica dos alunos
frente à complexidade do mundo, favorece o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, articula
saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolve as práticas de criar, ler, produzir,
construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas.
Considerando a relevância das práticas culturais desenvolvidas no ambiente escolar e a
necessidade de criar estratégias de ensino para oportunizar a aprendizagem diante do contexto da
pandemia, torna-se necessário refletir sobre o uso da tecnologia nas abordagens utilizadas no
ambiente escolar e a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino.

A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.

CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação geradora de aprendizagem

Gabriela é pedagoga e atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma
escola que deu continuidade ao ano letivo por meio do ensino remoto. Os alunos e os professores já
se adaptaram a esse contexto, mas Gabriela percebeu que eles estão um pouco desmotivados e
cansados da rotina escolar. Além disso, a professora também notou que as relações culturais e
artísticas estão sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem.
A partir dessas percepções, a professora apresentou à coordenação pedagógica uma proposta
de realizar uma Semana Cultural Virtual, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com
diferentes expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das
apresentações realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares remotas.
A coordenação pedagógica adorou a ideia, visto que também percebeu a desmotivação dos
alunos e convocou os professores para a construção de um projeto interdisciplinar que viabilize a
realização da Semana Cultural Virtual, a qual deve considerar as questões culturais, lúdicas, artísticas
e sociais que perpassam a prática docente nessa etapa da educação.

Situação-problema

Os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado à realização da
Semana Cultural Virtual e algumas dúvidas surgiram: Que tipo de apreciações e experiências artísticas
podem ser vivenciadas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Como considerar a
interdisciplinaridade no planejamento e execução do projeto? Quais ferramentas digitais podem ser
utilizadas?
O seu desafio agora, é: Colocar-se no lugar dos professores para:

Construir uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana
Cultural Virtual voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Este projeto deve contemplar os
fundamentos abordados nas disciplinas deste semestre, de modo interdisciplinar, considerando os
aspectos culturais e sociais que perpassam a aprendizagem dos alunos e apontando o uso de
ferramentas e plataformas digitais que possibilitem apreciações, atividades, diálogos e interações
entre os alunos.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, você deverá:

a) Ler os textos disponibilizados em anexo:
Texto 1: O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez.
2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838.
Acesso em: 20 jan. 2020.
Texto 2: Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente.
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da
prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015. Disponível em:
http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 21 jan. 2021.
Texto 3: Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo
sobre diferentes países.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo.
Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre
diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em:
http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22 jan. 2021.

b) A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelo acadêmico:
1o) Elaborar a introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá fazer, com até uma página,
uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização.
2o) Para o desenvolvimento do trabalho, você deve apresentar uma proposta de projeto
interdisciplinar visando a viabilização da Semana Cultural Virtual a ser realizada com os alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental. Os textos indicados irão subsidiar a elaboração do projeto.
Lembre-se de oportunizar diálogos entre as disciplinas do semestre na proposição das atividades.
Exemplo: Ao propor uma atividade relacionada à literatura de cordel, que refere-se a uma
manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, seria possível explorar não só a
interpretação e musicalidade presente na manifestação literária, como também pesquisar cordéis
voltados ao público infantil. Tal prática abordaria aspectos estudados nas disciplinas Educação e
Artes, Aprendizagem da Língua Portuguesa e Literatura Infantojuvenil. Os cordéis poderiam ser
utilizados no processo de alfabetização e letramento dos alunos, tendo, portanto, direta relação com
a disciplina Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento. A seguir,
você poderia abordar aspectos históricos da cultura popular brasileira ou ainda pesquisar períodos
específicos considerados como importantes para o estilo e analisar aspectos geográficos das regiões
que possuem a literatura de cordel como uma das manifestações artísticas características da região.
Esse trabalho incorporaria elementos presentes na disciplina Aprendizagem da Geografia e História.
Outros aspectos regionais poderiam ser explorados pela disciplina Aprendizagem de Ciências
Naturais, ao estabelecer paralelos com métodos científicos a partir de temáticas de interesse dos
alunos. Para finalizar, você poderia pedir para os alunos criarem um cordel sobre a temática
relacionada à uma legislação educacional específica que tivesse relação com os temas estudados,
oportunizando assim, um novo olhar sobre os estudos realizados na disciplina Legislação
Educacional. Perceba que a partir de um tema é possível relacionar aspectos variados, voltados às
diferentes áreas do conhecimento. Você deve escolher outra temática e adotar o modelo a seguir:


 

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