Portfólio Samu

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO SAMU 6° e 7° semestre

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINAS : • Urgência e Emergência; • Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente; • Saúde do Trabalhador; • Enfermagem na Saúde do Idoso.

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Esta proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) possibilitará a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na
sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a
organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA).
Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por vocês).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Ângela, sexo feminino, 66 anos, aposentada, possui HAS, colesterolemia, e realiza uso correto
dos medicamentos: Captopril 25 mg 2x/ dia, Hidroclorotiazida 25 mg 2x/ dia e Sinvastatina 40 mg 1x/
dia. Durante o período matutino, Ângela é responsável por cuidar de sua neta Valentina, 3 anos de
idade, pois a tarde a criança frequenta a escola.
Enquanto Ângela preparava o almoço, o telefone tocou, e ao atender, se descuidou de
Valentina, que alcançou o cabo da panela no fogão, fazendo com que o conteúdo da panela caísse
em seu membro superior direito (MSD). Ao ouvir o grito da criança, a avó se desesperou e foi tentar
ajudá-la, após, acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O SAMU encaminhou a criança para o Hospital Geral, único com atendimento a queimados
na região. A enfermeira Lúcia, do pronto socorro, admitiu a criança e constatou que ela apresentava
lesão por queimadura em MSD, com comprometimento de epiderme e derme, além da presença de
flictenas (bolhas). Observou, ainda, que o acesso venoso periférico realizado durante o atendimento
pré-hospitalar não estava pérvio, necessitando de uma nova punção. Ao tentar puncioná-la, a criança
apresentou agitação devido dor intensa, sendo necessário solicitar ajuda da avó e de uma técnica de
enfermagem, que acabou se acidentando com o dispositivo agulhado utilizado no procedimento,
perfurando o 2o dedo da mão D.
Após o procedimento ter sido concluído, a enfermeira Lúcia observou que dona Ângela
apresentava quadro de disartria, desvio de rima e alteração na marcha, dessa forma, solicitou
avaliação imediata do médico e dirigiu a senhora para a sala de emergência para que recebesse os
devidos cuidados.
Diante dessa situação-problema, reflitam e elaborem um texto com os seguintes desafios:
DESAFIO 1: Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
Na situação problema, Valentina é uma criança de 5 anos que teve um acidente doméstico,
que provocou uma lesão por queimadura. O aspecto da lesão em MSD apresentava
comprometimento da epiderme e da derme e a presença de flictenas (bolhas). Essas características
sugerem qual classificação e extensão da queimadura? Quais cuidados de enfermagem podem ser
prestados à essa criança? Quais condutas de enfermagem podem ser lançadas para prevenir
acidentes domésticos com crianças?

DESAFIO 2: Enfermagem na Saúde do Idoso
Dona Ângela foi avaliada pela equipe médica na sala de emergência pois apresentou os seguintes
sintomas: disartria, desvio de rima e alteração na marcha, indicativos de um provável diagnóstico de
Acidente Vascular Encefálico (AVE). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVE é a
principal causa de incapacidade no Brasil com uma incidência anual de 108 para cada 100 mil
habitante. Diante desse fato, descreva a fisiopatologia do AVE hemorrágico e isquêmico, bem como
os diferentes tipos de AVE e seus principais sinais e sintomas.

DESAFIO 3: Urgência e Emergência em Enfermagem
O Acidente vascular encefálico hemorrágico é classificado como uma das principais emergências
clínicas neurológicas. Devido a sua gravidade, torna-se imprescindível que o enfermeiro saiba realizar
o atendimento de forma rápida e eficiente, atentando-se a todos os sinais e sintomas apresentados.
Assim, descreva como deve ser realizada a conduta na sala de emergência, bem como os cuidados
de enfermagem diante do quadro apresentado por dona Ângela.

DESAFIO 4: Saúde do Trabalhador
Em decorrência do acidente de trabalho, o gestor de enfermagem do pronto-socorro deve tomar
algumas providências em relação ao acidentado, além de propor medidas preventivas. Embora, cada
instituição tenha um protocolo específico para os acidentes ocupacionais com material biológico,
algumas medidas são padronizadas. Em relação a esta temática, responda os questionamentos a
seguir:
1) Quais os cuidados imediatos com a área exposta?
2) Quais documentos devem ser preenchidos para que haja registro do ocorrido? Explique a
importância desses documentos para a saúde ocupacional.

REFERÊNCIAS SUGERIDAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da atenção básica: saúde da criança / Ministério da Saúde,
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção
Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC. Brasília: Editora do Ministério da Saúde,
2013. Disponível em: https://bit.ly/2uZ3iwC. Acesso em 03 fev. 2020.
BRUNNER & SUDDARTH: manual de enfermagem médico-cirúrgica / revisão técnica Sonia Regina de
Souza - 14. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 804 p.
CARDOSO, M. G. et al. Seguimento clínico laboratorial de trabalhadores que sofreram acidente com
material biológico em instituições hospitalares. Rev. Enferm. UFSM, Santa Maria, v. 9, n.51, p.1-16,
2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/36110/pdf. Acesso em: 03 fev.
2020.
FIGUEIREDO, W. M. et. al. Acidentes ocupacionais por material de risco biológico: estudo etnográfico.
Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 4, n. 7; p. 4500-4518, nov. 2018. Disponível em:
http://www.brjd.com.br/index.php/BRJD/article/view/690. Acesso em: 28 jan. 2020.
NUNES, E. Enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
OLIVEIRA-FILHO, J. et al. Guidelines for acute ischemic stroke treatment: part I. Arq. Neuro-Psiquiatr.,
São Paulo, v. 70, n. 8, p. 621-629, ago. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2OmKeiQ. Acesso em 03
fev. 2020.
RODRIGUES, E. M. S. SILVA, A. L. SOUZA, J. R. M. LUCIO, S. R. VIEIRA, M. H.F. GOES, F. G. B.
RODRIGUES, D. P. BRAGA, A. L. S. Acidentes domésticos infantis: as ações do enfermeiro como
ferramenta para prevenção. Revista Enfermagem UFPE On Line, Recife, v. 7, n. 12, p. 6747-54, dez.
2013. DOI: 10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201304. Acesso em: 02 fev. 2020.


 

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