Portfólio Racismo e intolerância religiosa na Mercearia Cosmopolita

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA MERCEARIA COSMOPOLITA 1° semestre

CURSO: CST Investigação e Perícia Criminal

DISCIPLINAS :  • Sociedade Brasileira e Cidadania • Psicologia Social: Noções Introdutórias • Direitos Humanos e Cidadania • Legislação Empresarial Aplicada

POSSUI UM TOTAL DE 11 PÁGINAS

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A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Racismo
e intolerância religiosa na Mercearia Cosmopolita”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor(a) a
Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é
fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual você deverá considerar o caso apresentado na
sequência.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Racismo e intolerância religiosa na Mercearia Cosmopolita

Nilton Alves acaba de se aposentar após uma vida toda dedicada ao trabalho administrativo
em uma grande empresa do ramo alimentício. Ocorre que, ainda sentindo-se vigoroso, resolveu abrir
seu próprio negócio e, para tanto, convidou seu amigo de longa data, Marco Túlio, também
aposentado, para ser seu sócio, o que foi prontamente aceito.
Juntos, resolveram que abririam uma mercearia no bairro em que residem há 30 anos e são
conhecidos por todos. O bairro é de classe média/baixa e seus habitantes são oriundos de diversas

regiões do país, compondo um mosaico característico da sociedade brasileira: uma mistura étnico-
racial que resulta numa cultura multifacetada.

Nilton Alves e Marco Túlio optaram por constituírem uma sociedade empresária e elaboraram
seu contrato social com todos os seus requisitos. Deram início a sua atividade após todos os trâmites
burocráticos finalizados. Compuseram o pequeno quadro de funcionários da nomeada Mercearia
Cosmopolita com moradores do próprio bairro, no intuito de contribuir com o desenvolvimento
econômico local.

Certo dia, Nilton estava no escritório da mercearia quando ouviu uma discussão bastante
acirrada no balcão da padaria. Ao se aproximar do local, se deparou com a seguinte situação: um
cliente branco insistia que Malu, negra e candomblecista, chamasse outra pessoa para realizar seu
atendimento no balcão sob os argumentos de que não gostaria de ser atendida por “alguém como
ela”, inclusive promovendo xingamentos contra a funcionária. Malu era conhecida do cliente e já
havia sofrido com outros atos discriminatórios por parte dele.
SITUAÇÃO-PROBLEMA

Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de
nosso semestre, resolva os seguintes problemas apresentados pelas diversas disciplinas que
compõem o seu estudo nesse momento:

1) Sociedade Brasileira e Cidadania
Diante de uma realidade que apresenta múltiplas formas de expressão religiosa, e embora
significativos avanços tenham sido alcançados, é necessário fomentar a seguinte reflexão:
Todas as religiões possuem o mesmo respeito e legitimidade? O que provoca os casos de
intolerância que eclodem pelo mundo inteiro, e que em algumas regiões se intensifica, inclusive
sob a forma de conflitos bélicos? Qual seria o papel do Estado diante dessas tensões? A sociedade
possui alguma incumbência sobre esses fatos?
Você deve desenvolver um único raciocínio que contemple e desenvolva cada um desses
questionamentos. Você pode se amparar no material didático utilizado no decorrer da disciplina ou
mesmo ir em busca de outras fontes, por exemplo, outros artigos e livros. Como uma forma de
sugestão, de modo a complementar seus estudos, sugerimos as seguintes leituras:
 GIUMBELLI, Emerson. A presença do Religioso no Espaço Público: modalidades no Brasil.
Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 28 (2): 80-101, 2008. Disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/rs/v28n2/a05v28n2.pdf Acesso: 14 dez. 2020.
 MONTERO, Paula. Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, n.
74: 2006. Páginas 47-65. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/nec/n74/29639.pdf
Acesso: 14 dez. 2020.

 SANCHIS, Pierre. As religiões dos brasileiros. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p.
28-43, 2o sem. 1997. Disponível em:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/412/398 Acesso: 14 dez.
2020.

2) Psicologia Social: Noções Introdutórias
De todos os comportamentos sociais que existem, o preconceito está entre os mais comuns
e perigosos. Todos somos vítimas ou potenciais vítimas do preconceito, apenas por pertencermos a
um grupo identificável, com base na etnia, cor da pele, religião, gênero, nacionalidade, orientação
sexual, tamanho do corpo, ou deficiência física, só para listar algumas. E não são apenas os grupos
minoritários que sofrem preconceito por parte da maioria dominante. É uma via de mão dupla: o
preconceito frequentemente flui do grupo minoritário para o majoritário, assim como age na direção
oposta também. Diante disto, gostaria de levantar a seguinte reflexão:
O que é o preconceito? De onde ele se origina? Será que o preconceito é um aspecto
essencial da interação social humana e, por isto, determinado por nossa personalidade?
Vale destacar que você deverá desenvolver um raciocínio único contemplando os
questionamentos acima. Para tanto, segue algumas indicações de livros que você pode acessar na
sua Biblioteca Virtual, entretanto, você mesmo(a) pode ir em busca de outras fontes (artigos
científicos, livros) para complementar seu raciocínio.
Leituras sugeridas:
 ARONSON E, WILSON TD, AKERT M. Psicologia Social. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015 –
Capítulo 13.
 TORRES CV, NEIVA ER (org). Psicologia Social: principais temas e vertentes. Porto Alegre:
Artmed, 2011 – Capítulo 10.

3) Direitos Humanos e Cidadania
A Constituição Federal de 1988, chamada de Constituição Cidadã, rege todo o ordenamento
jurídico brasileiro e se caracteriza por ser democrática e liberal – no sentido de garantir direitos aos
cidadãos. É considerada por muitos especialistas como uma peça fundamental para a consolidação

do Estado democrático de direito no país, bem como da noção de cidadania, ainda tão frágil para a
população brasileira.
Os direitos fundamentais, pilares da Constituição Federal de 1988, são considerados como
direitos válidos para todos os povos e em todos os tempos, por terem como característica advir da
própria natureza humana e com caráter inviolável, intemporal e universal.
Pergunta-se: No caso em tela, Malu sofreu violação aos seus direitos e garantias
fundamentais? Sua resposta deve ser fundamentada no Preâmbulo e nos artigos 1°, 3°, 4° e 5° (caput
e incisos) da Constituição Federal, bem como nos seus estudos acerca dos direitos humanos
fundamentais.
Leituras sugeridas:
 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:
Centro Gráfico, 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 10 dez.
2020.
 MASCARO, Laura Degaspare Monte; BANDIM, Luiz Fernando Conde. Direitos humanos e
cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. (Livro da Disciplina).
 GOVERNO DO BRASIL. Liberdade religiosa é direito constitucional dos cidadãos. Disponível

em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2019/01/liberdade-religiosa-e-
direito-constitucional-dos-cidadaos Acesso em 10 dez. 2020.

 LIMA, Jhéssica Luara Alves de. Direitos humanos e discriminação racial. Revista Âmbito

Jurídico, set. 2011. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-
constitucional/direitos-humanos-e-discriminacao-racial/ Acesso em 10 dez. 2020.

4) Legislação Empresarial Aplicada
Diante do fato tão negativo ocorrido na Mercearia Cosmopolita, Nilton e Marco decidiram
que não tem mais interesse na atividade empresarial e, de forma conjunta, optaram por alienar o
estabelecimento empresarial. Neste sentido, responda de maneira fundamentada aos
questionamentos a seguir:
(A) O estabelecimento empresarial pode ser alienado? Os credores precisam concordar com
esse negócio jurídico?

(B) Para o alienante do Estabelecimento existe alguma responsabilidade remanescente?
Leitura sugerida:
 COSTA, Raiane I. P.; RODRIGUES, Vivian A. Teoria geral da empresa. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.


 

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