Portfólio O uso dos jogos digitais como recurso pedagógico no contexto educacional durante a pandemia

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO O USO DOS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE A PANDEMIA 1° semestre

CURSO: LICENCIATURA

DISCIPLINAS : • Ed Gramática • Educação a Distância • Educação e Tecnologias • Educação Inclusiva • Homem, Cultura e Sociedade • Libras – Língua Brasileira de Sinais • Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

POSSUI UM TOTAL DE 12 PÁGINAS

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A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: O uso
dos jogos digitais como recurso pedagógico no contexto educacional durante a pandemia.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para que possam consolidar uma
consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência.
Por conta da crise sanitária acarretada pela Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), muito
aprendizado continua impactando nossa vida como sujeito social individual, coletivo e profissional.
Seguindo essa perspectiva, a primeira lição que nos causou impacto, permanece centrada na
valorização da Ciência. Outra lição importante é a maneira como as informações foram sendo
divulgadas. A qualidade e credibilidade sobre a informação transformada em conhecimento científico
é o que continua determinando às pessoas a condição de tomada de decisão, visando priorizar aquilo
que consideram mais precioso, ou seja, a vida, a família, a saúde. Assim como em outras áreas, essas
lições deixam suas marcas também na área da Educação e por conseguinte dos profissionais
envolvidos com o ensino. Nesse cenário, muitas escolas permanecem fechadas, com seus gestores,
buscando esforços emergenciais para ofertar alternativas de ensino remoto.
Foram vários os Recursos Tecnológicos disponíveis por meio de Plataforma Digital, que
contribuíram para o atendimento à comunidade escolar e mais especificamente ao professor e ao
aluno, de forma presencial e remota. Os recursos remotos/virtuais, podem ser considerados,
ferramentas a serem utilizadas com objetivo de aproximar e facilitar o trabalho didático e pedagógico
com o mundo tecnológico. A partir da utilização de computador, notbook, celular, smartphone, o
professor e o aluno passaram a ter a possibilidade de acessar por meio de internet, portal web, sites,
software, google classroom, meets, teems, whatsapp, links, entre outros. Por meio desses recursos,
os alunos tiveram acesso à materiais didáticos, videoaulas, trabalhos de pesquisa, como também,
contato e socialização com outros professores e colegas de turma. As ferramentas durante o período
também propiciam, organização de dados estatísticos, envolvendo tabulação quantitativa e
qualitativa, de maneira ágil e acessível, por meio de planilhas e outros.
Observa-se os recursos tecnológicos como aliados do trabalho desenvolvido nessa
conjuntura, visto que apesar dos inúmeros desafios o acesso ao conhecimento científico deve ser

garantido para todos os educandos, independentemente de suas necessidades e singularidades. Com
base no exposto, esta produção textual possui a finalidade de te proporcionar reflexões sobre o uso
de jogos digitais como ferramenta pedagógica para o acesso ao saber em uma perspectiva inclusiva.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você, futuro docente,
deve elaborar uma produção textual, com respaldo teórico nas disciplinas que foram cursadas ao
longo deste semestre

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre “O uso dos jogos digitais como recurso pedagógico” tome como exemplo,
a situação que apresentaremos aqui:

Na escola “Guimarães Rosa” a coordenadora pedagógica Lúcia realizou uma reunião com os
professores para refletirem sobre os desafios e as possibilidades de organização do trabalho
pedagógico no contexto da pandemia. Por conta do isolamento realizado para conter a contaminação
da COVID-19, a escola se encontra há dez meses em modelo de ensino remoto e a mesma
configuração permanecerá no semestre vigente. Os momentos de estudo acontecerão ao vivo, por
meio de videoconferência.
Lúcia inicia a reunião acolhendo os professores e parabenizando pelo trabalho já realizado.
Ela relatou que, com base na avaliação institucional do semestre passado, foi observada a
necessidade de estabelecer momentos de maiores interações entre os alunos na sala virtual e
participação nas atividades, pois muitos estudantes possuem dificuldades de se colocarem nas
discussões no momento da aula. Para analisar esses desafios, a coordenadora pedagógica realizou
um momento de estudos com os professores para refletirem sobre as contribuições das tecnologias

para as práticas pedagógicas. O intuito era perceber como as ferramentas digitais podem favorecer
o trabalho nesse novo contexto, atendendo as peculiaridades dos alunos. Ao final, Lúcia solicitou aos
professores a construção de um plano de aula que utilize enquanto recursos os jogos digitais,
considerando as necessidades e demandas de cada turma.

Situação-problema (SP)

Carolina é professora na escola e participou das discussões realizadas pelo grupo de docentes.
Ela achou a sugestão de trabalhar com os jogos digitais interessante, pois percebeu em momentos
anteriores que, realizando apenas aulas expositivas vários alunos ficavam tímidos no momento de
ligar a câmera para participarem da aula remota ou até mesmo para apresentarem suas colocações
e dúvidas sobre o conteúdo. Ela também se lembrou da necessidade de atender as especificidades
do aluno João, que é surdo, pois ele já relatou que sente falta dos momentos de interação com seus
colegas. Com base nesse contexto, se coloque no lugar de Carolina e construa um plano de aula que
utilize os jogos digitais como recurso pedagógico. Lembre-se que a atividade deve ser adaptada as
especificidades linguísticas de João.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

1.INTRODUÇÃO (até uma página)

Elaborar um texto que contextualize o tema abordado na produção textual que se refere ao uso dos
jogos digitais como recurso pedagógico no contexto educacional durante a pandemia. Nesta etapa
do trabalho, o modo como será conduzida as reflexões e os argumentos devem ser explicados de
forma suscinta e objetiva.
2. DESENVOLVIMENTO (quatro a seis páginas)
Esse item deverá ser construído em duas etapas:

Etapa 1: Construir um texto teórico (duas a três páginas) para embasar a elaboração do plano de
aula. Seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões
abaixo. Essas questões devem ser utilizadas para nortear a produção do texto:

a. Diante da realidade de pandemia, existe impacto das desigualdades sociais em relação ao
acesso ao ensino remoto e ao processo de aprendizado?

Este texto pode auxiliar: CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO,
Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional

S.A., 2016, p. 175-176. Disponível em: http://anpocs.org/index.php/publicacoes-sp-
2056165036/boletim-cientistas-sociais/2312-boletim-n-3-as-ciencias-sociais-e-a-saude-coletiva-
frente-a-atual-epidemia-de-ignorancia-irresponsabilidade-e-ma-fe-4 Acesso em 16 dez 2020.

b. Quais são os desafios enfrentados pelos professores na educação básica ao inserir as tecnologias
digitais em suas práticas pedagógicas? Como a escola pode auxiliar no processo de orientação aos
professores neste contexto?

Este texto pode auxiliar: SANTOS, Fábio Maurício Fonseca; ALVES, André Luiz; PORTO, Cristiane de Magalhães.
Educação e Tecnologias: Potencialidades e implicações contemporâneas na aprendizagem. Revista Científica
da FASETE. Disponível em:
https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/17/educacao_e_tecnologias.pdf Acesso em:
16. dez. 2020.

c. A educação inclusiva presume que todos os alunos tenham condições efetivas de se
escolarizarem na sala regular de ensino, deste modo adaptações e adequações curriculares,
físicas e de materiais devem ser propiciadas visando o atendimento das especificidades.
Nesse contexto, como o professor pode olhar para as singularidades do aluno surdo no
momento de elaborar as práticas pedagógicas?

Este texto pode te auxiliar: NETO, David Neto; BALDESSAR, Maria José. Jogos digitais educativos em
língua de sinais: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto
Alegre. v. 17. n. 1. p. 174-185. 2019. Disponível em:
https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/95722/53814 Acesso em: 16. dez. 2020.

Etapa 2: Retome a situação problema e escolha um conteúdo que poderá ser trabalhado a partir de
um jogo digital. Em seguida, pesquise em sites gratuitos na internet um jogo digital e elabore um
plano de aula que utilize esse recurso atendendo as necessidades de toda a turma, inclusive do aluno
João. Segue o modelo do plano:

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome fictício da Escola:
Etapa de ensino: Ano:
Período:
Número de alunos:
Data:
TEMA: Escolher um dos temas vinculado aos conteúdos selecionado.
OBJETIVOS
Geral:
Específicos
(Nos objetivos, você irá expor a sua intenção ao ministrar a aula que planejou, ou seja, o que se
pretende alcançar. Assim, para indicar de forma adequada seus objetivos, é importante saber
escolher os verbos. Dica: Ao elaborar seus objetivos tenha em mente a frase “Ao término da aula,
o aluno deverá ser capaz de...”. Dessa forma, escreva cerca de 3 objetivos que pretende alcançar
para cada aula preparada.
CONTEÚDOS: Nesse item você deverá selecionar o conhecimento científico que poderá ser
trabalhado na aula. Vale destacar que ele deve ser condizente com a etapa e ano que você
escolheu

(Neste item, você deve sintetizar, em tópicos, o que será feito durante a aula.
Exemplos:
1) Relatar aos alunos o que será trabalhado.
2) Apresentar o jogo digital e indicar as regras.
3) Realizar a atividade com os alunos.
4) Construir um momento de diálogo para o levantamento dos conteúdos apresentados no
jogo.
Obs: esses tópicos são apenas exemplos, por gentileza, adequar ao Plano construído. Também
devem ser indicadas as adaptações necessárias para o atendimento das especificidades do aluno
João.
RECURSOS
Neste item, você deve citar qual foi o jogo online selecionado. É necessário que ele seja acessível
e gratuito. Faça uma breve descrição do jogo (5 a 10 linhas) e disponibilize o link de acesso.
AVALIAÇÃO
Neste item, você deve descrever como será feita a avaliação e/ou fixação de conteúdos.
Exemplo: Serão avaliados a participação dos alunos na execução da atividade, a apresentação,
bem como o texto escrito, reestruturado por eles.
REFERÊNCIAS

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS (até uma página)
Escreva um texto que sintetize as principais contribuições dessa atividade para sua formação.


 

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