Portfólio O ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto de ensino remoto, considerando as novas tecnologias digitais, e os aspectos linguísticos e literários, no 9° ano do Ensino Fundamental

Código: NFMU2XQ38-ensino-remoto
R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 33,00 sem juros
    • 2x de R$ 16,50 sem juros
    • 3x de R$ 11,00 sem juros
  • R$ 33,00 Boleto Bancário
  • R$ 30,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 5° semestre

CURSO: LETRAS - PORTUGUÊS

DISCIPLINAS :  • Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental II • Comunicação e Educação Corporativa • Literaturas de Língua Portuguesa I • Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura • Morfossintaxe da Língua Portuguesa • Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa: Usos e formas da língua oral e escrita nos gêneros textuais • Sociolinguística

POSSUI UM TOTAL DE 10 PÁGINAS

ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. CLIQUE NO NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática o ensino
de Língua Portuguesa e Literatura em contexto de ensino remoto, considerando as novas tecnologias
digitais, e os aspectos linguísticos e literários, no 9° ano do Ensino Fundamental. Escolhemos essa
temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas deste semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
um Plano de Ensino, tendo como foco o trabalho com o uso de recursos digitais para o ensino de
Língua Portuguesa.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, tome
como exemplo o caso que apresentaremos a seguir:
Thiago é professor de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Recife,
Pernambuco. No início do ano, assim como todo o país, o professor Thiago foi pego de surpresa com
a Pandemia de Covid-19 e, consequentemente, com o isolamento social. Como alternativa para
continuar com as atividades escolares, a instituição na qual o professor atua determinou que as aulas
continuariam ocorrendo, mas de forma remota. Para isso, os professores se mobilizaram a utilizar

tecnologias e plataformas educacionais gratuitas que auxiliassem nas gravações de aulas, aulas on-
line ao vivo, disponibilização de materiais e aplicativos digitais que favorecessem a aprendizagem das

crianças e dos adolescentes.
Certo dia, ao conversar com alguns alunos pelo aplicativo Google Meet, Thiago percebeu que
eles gostavam de falar sobre obras literárias. Assim, como uma forma de se aproximar da realidade
dos jovens estudantes, sentiu a necessidade de realizar atividades diferenciadas com a turma do 9°
ano do Ensino Fundamental, de modo a propiciar um diálogo maior entre os eixos de ensino de Língua
Portuguesa, especialmente no que diz respeito à oralidade e leitura literária. Para isso, foi pesquisar
alguns recursos que estavam sendo muito utilizados pelas mídias e encontrou no podcast uma
possibilidade de desenvolver essa estratégia de ensino.
O desafio do professor Thiago é, então, construir um Plano de Ensino que contemple os eixos
de ensino de Língua Portuguesa, enfatizando a prática de leitura e desenvolvendo, por meio do
podcast como ferramenta pedagógica, a oralidade.
Situação-problema:

Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar
na situação do professor Thiago e elaborar um Plano de Ensino para uma turma de 9o ano, aliando
os eixos de leitura literária e oralidade no trabalho via podcast.

Desse modo, o Plano de Ensino que você irá elaborar deverá levar em conta esse cenário
desafiador e propor um trabalho que mobilize os eixos de leitura literária e oralidade mediados pelo
recurso podcast.
Para auxiliá-lo na elaboração do trabalho, você deve realizar as seguintes etapas:
1. Analisar o texto “Práticas de multiletramento na pandemia”. (ANEXO 1)
2. Compreender como o ensino de Língua portuguesa é apresentado na BNCC. (ANEXO 2)
3. Ler a primeira parte do livro “Leitura do texto literário”. (ANEXO 3)
4. Refletir como o gênero podcast pode ser trabalhado em sala de aula. (ANEXO 4)
5. Elaborar um Plano de ensino, a ser desenvolvido em 4 (quatro) aulas, que leve em conta a proposta
da situação-problema, seguindo o modelo disponibilizado.
Os textos abaixo podem ajudá-lo a embasar teoricamente o Plano de ensino:
Texto 1: Práticas de multiletramento na pandemia.
SANTOS, Manuel Álvaro Soares; SANTOS, Lúcia de Fátima; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa.
Práticas de multiletramento na pandemia: reflexões de um professor sobre o contexto de ensino
remoto. Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, Maceió, v.1, n.1, 2020. Disponível em:
https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1627. Acesso em: 14 dez. 2020, p. 1321-1334.
(ANEXO 1)
Texto 2: Fragmento da BNCC que apresenta as ideias norteadoras do ensino de Língua Portuguesa,
apresentando os eixos de ensino. (Páginas 67 a 83). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso
em: 14 dez.2020. (ANEXO 2)
Texto 3: Primeira parte do livro: “Leitura do texto literário”, de Ernani Terra. (páginas 13-44).
Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/6971/pdf/0?code=qmJxnropKhcvAqzijH/ydrd
CmWgOLMSQ4CK+lynksgbwIcqmwInAn3oq3PAz+WUK9sk7gQneQAAIJb6BTvX3QA== Acesso em: 14
dez. 2020. (ANEXO 3)
Texto 4: O gênero textual podcast e o ensino. MATIAS, Joseane. Cultura digital e a formação de
professores: conhecendo o podcast e o seu potencial para o ensino. Revista Saberes em Foco,
Novo Hamburgo/RS, v.3, n.1, 2020, p.299-311. Disponível em:
https://www.novohamburgo.rs.gov.br/smed/revista-saberes-foco/revista-saberes-foco-v3-n1.
Acesso em: 14 dez. 2020. (ANEXO 4)
Vídeo: “Pedagogia de Multiletramentos.” Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ryJM5kMwzcA. Acesso em: 14 dez.2020.

Podcast: CBN Podcast. Disponível: https://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/353/clube-do-
livro-bh. Acesso em:14 dez. 2020.

Além desses textos sugeridos, você pode também reler os materiais das disciplinas para a
elaboração da proposta.
Após o processo de reflexão, dê início à elaboração da proposta de ensino, organizando-a com
base nos seguintes critérios:
Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
Introdução: Apresentar o tema do Plano de ensino, a justificativa, os objetivos gerais e específicos,
os conteúdos a serem tratados pelo professor e o que você pretende desenvolver no plano de
trabalho. (Ao menos 1 lauda).
Desenvolvimento: Para o desenvolvimento do trabalho, você deve realizar:
a. Uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, abordando as discussões sobre as práticas de
multiletramentos, as propostas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Você pode se respaldar
nas leituras sugeridas. (Ao menos 3 laudas).
b. O Plano de Ensino (utilize o modelo a seguir). (Ao menos 2 laudas)
PLANO DE ENSINO

Identificação da escola: Você deve colocar o nome de uma escola fictícia.
Período de realização: dias em que a proposta fictícia será realizada, levando em consideração a
especificação de 4 (quatro) aulas.
Turma: 9° ano do ensino fundamental II.
Cronograma de atividades: período de realização de cada proposta. Se preferir pode colocar em
forma de quadro.
Percurso metodológico:
Descreva aqui cada uma das atividades/etapas a serem realizadas de forma detalhada. (de 3 a 5
atividades).

 

Recursos:
Apresente os recursos didáticos e digitais necessários. Se optar por utilizar textos, vídeos ou
imagens deve colocá-los em anexo na íntegra ou a indicação do link para acesso.
Avaliação:
Descreva como as propostas serão avaliadas.
Referências:
Apresente todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a
síntese do posicionamento em relação à proposta elaborada. (Ao menos 1 lauda)
Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.
Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.


Produtos relacionados

R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagHiper
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Assessoria especializada na elaboração de trabalhos acadêmicos. Atuamos desde 2017. Garantimos aprovação no seu trabalho acadêmico. Entre e confira! Portfólio pronto Portfólioo EAD - Portfólio Pronto, Trabalhos Acadêmicos