PORTFÓLIO O CASO DA EMPRESA VITAL CARE

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO O CASO DA EMPRESA VITAL CARE 2° e 3° semestre

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Para atingir os objetivos desta produção textual individual, você deverá seguir as instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor
a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta
é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Vital
Care, apresentado na sequência.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA
a) Na Produção Textual você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA) que descreve a instituição Vital Care.
b) Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga
as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por você).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A empresa de cosméticos Vital Care

A empresa de cosméticos Vital Care, localizada na região Sudeste do Brasil, onde existem mais
5 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado, é muito conhecida em sua cidade e em seu
estado, cresceu muito desde sua fundação em 1990. Já nas demais regiões o mercado é pulverizado
possuindo uma vasta quantidade de empresas ofertantes de bens similares. É uma empresa
reconhecida por produtos de qualidade e com bom custo x benefício.
A Vital Care desenvolve cosméticos e produtos de higiene pessoal em seu portfólio, como
cremes hidratantes, shampoos de tratamento, condicionadores, máscaras capilares, sabonetes
hidratantes e, também, maquiagens.
Com a advento da pandemia a Vital Care precisou de uma tática e saída estratégica para
continuar a ter e atender a grande parcela de mercado que possuía. Além de realizar campanhas de
conscientização com o apelo “fique em casa” ela também aumentou o investimento no digital,
visando vender mais pelo e-commerce da marca, onde a pessoa recebia seus produtos sem sair de
casa, logo, respeitado as normas de isolamento social.
Além disso, em meio a tempos difíceis a Vital Care decidiu ir além. Ela estava vendo e
verificando a necessidade de inserir um novo produto no mercado, o álcool gel, o qual a empresa
batizou de Álcool Care.
Para dar início a esta nova empreitada a empresa verificou a necessidade de desenvolver um
projeto para este novo produto, e precisaria ser algo rápido, para acompanhar o timing do mercado
e ofertar um produto de qualidade e tão necessário na situação de pandemia.
A empresa precisaria levantar alguns pontos importantes neste momento, como a
necessidade de cuidados com a saúde de seus colaboradores em geral, legislações e decretos acerca
das formas de trabalho na pandemia, necessidade de encontrar fornecedores da matéria-prima do
álcool gel, o recurso financeiro disponibilizado pela empresa para este projeto e a necessidade de
contratação de mais profissionais nas linhas produtivas para produzirem o Álcool Care.
A empresa sabia que tinha uma oportunidade de mercado colocando o Álcool Care em sua
linha produtiva e, também, conhecia seus colaboradores do setor químico, sabendo que estes
desenvolveriam uma ótima fórmula de álcool gel, a qual continuaria levando qualidade aos
consumidores e, agora, também levaria saúde.
Desse modo esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa de
cosméticos Vital Care elabore um bom planejamento para seu projeto, sendo capaz de realizar a
gestão do mesmo em tempo hábil e de maneira satisfatória.
2. Agora, é com você!
Você teve uma grande oportunidade e foi contatado para ser o gestor de projetos da Vital
Care em sua nova empreitada, para tal você deve responder as questões a seguir acerca da
implementação do projeto do novo produto, a álcool gel da Vital Care, chamado de Álcool Care!
Passo 1:
A criação de um novo produto e a sua devida comercialização exigem muita
responsabilidade e planejamento, principalmente quando o produto, no caso o álcool gel da Vital
Care, diz respeito à proteção da saúde e integridade física do adquirente do produto.
As diversas formas atuais de veiculação de informação têm permitido às pessoas
conhecerem dados e pesquisas sobre a pandemia do coronavírus, aumentando significativamente a
consciência acerca da importância do uso contínuo de álcool gel. Consequentemente, esta grande
demanda contribuiu para a elevada oferta do produto. Todavia, isso não impediu que fornecedores
distribuíssem o produto sem a quantidade exigida de álcool ou criassem publicidades enganosas e
abusivas.
No entanto, tendo em vista que você é um gestor experiente e responsável, a fabricação e
a distribuição do álcool gel da Vital Care atenderá a todas as normas de saúde, respeitando a figura
do consumidor. Por isso, você impedirá que a Vital Care:
• Produza e comercialize o álcool sem a quantidade suficiente de todos os componentes
exigidos, de modo que o rótulo do produto retrate a real quantidade e qualidade, com o
devido respeito ao consumidor;
• Faça publicidade de ordem apelativa, explorando o medo e a superstição do consumidor.
A partir do contexto apresentado, reflita e responda, de forma fundamentada, a seguintes
indagações:
1. Caso a Vital Care não siga as recomendações do gestor e das normas de saúde, fabricando,
comercializando e divulgando o álcool gel com concentração de etanol diversa da indicada na
embalagem (informando ser de 70%, enquanto, na realidade, era de apenas 50%), estar-se-á diante
de uma publicidade enganosa ou abusiva? Explique.
2. Na hipótese de a Vital Care veicular propagandas e ofertas explorando o medo dos consumidores,
mostrando, por exemplo, diversas pessoas contaminadas pelo Covid, de forma sensacionalista, no
sentido de estimular o consumo do álcool gel, estar-se-á diante de uma publicidade enganosa ou
abusiva? Explique.
3. O fornecedor responde por eventuais danos decorrentes de publicidade enganosa ou abusiva?
Explique.
Passo 2:
Sabe-se que um projeto é uma ação diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento
(ele é único), que tem recursos limitados para ser executado e um prazo para começar e terminar. O
projeto tem administração e estrutura administrativa próprias. Possui um período específico, tendo
uma data de início (por exemplo, 10 de janeiro) e uma data para ser concluído (por exemplo, 18 de
maio). Possui um patrocinador (aquele que fornece recurso financeiro para o projeto acontecer) que
pode ser: a própria empresa (pessoa), um banco, um consorcio etc.
Logo, com base em seus conhecimentos adquiridos em aula acerca da gestão de projetos e
considerando o projeto do novo produto “Álcool Care”, analise as colocações a seguir:


1. É conhecido que todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido
em termos de produto final, cronograma e orçamento. Sobre o a Vital Care, qual é o objetivo de seu
novo projeto?
2. Em um projeto, durante a gestão do mesmo, devemos considerar que sua eficiência mostra o
sucesso no cumprimento das metas estipuladas. Logo, em relação ao impacto no cliente como a
Vital Care poderia realizar esta análise e mensuração?
Passo 3:
A pandemia do novo coronavírus, traz um contexto diferente para as empresas. Mesmo
recorrendo às entregas, a tendência é que seja mais difícil manter o ritmo de vendas de antes e nesse
caso ganha relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias mercadológicas mais
cruciais: a precificação.
A adequada determinação dos preços de venda é questão cada vez mais fundamental para
sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação.
Para Megliorini (2012), o mark-up consiste em uma margem que, via de regra, se apresenta
na forma de um indicador, que é incorporado justamente ao custo de produção ou custo variável
(dependendo do sistema de custeio), para determinar ao final o preço do produto ou serviço.
A empresa Vital Care tem uma oportunidade de mercado colocando o Álcool Care em sua
linha produtiva e para isso precisa elaborar seu preço de venda corretamente a fim de que este item
seja competitivo e que traga à empresa a lucratividade estimada.
Em uma análise os gestores, chegaram aos seguintes dados. Despesas administrativas: 7%;
Despesas comerciais: 6%; Comissões: 5% e Tributos (ICMS, PIS, Cofins): 27,25%. A margem de lucro
esperada pela empresa é de 15%. O custo de produção é de R$ 9,54 por unidade.
Sendo assim, determine o preço de venda unitário do Álcool Care utilizando o mark-up
multiplicador, considerando que o preço de mercado é R$ 26,00.
Ao final, faça uma análise entre o preço encontrado em relação ao preço de mercado.
Para elaborar o preço de venda, utilize a seguinte fórmula:

Passo 4:
Em tempos atuais, considerando à crise, à grande concorrência e globalização econômica, as
empresas para aumentarem sua participação de mercado “Market-Share” (bem como para
maximizarem seus lucros), procuram por estratégias que possam oferecer ao consumidor uma
"cesta" com produtos e serviços diferenciados. No entanto, isso vai depender da estrutura de
mercado no qual a empresa participa. Desse modo, surge diversas estruturas de mercado que podem
definir a forma de atuação dos negócios, seja ele nacional ou internacional.
Conforme as informações evidenciadas no texto, você deverá apresentar um relatório
destacando as principais características da estrutura de mercado no qual a empresa Vital Care está
inserida de acordo com a região e comparar com as características da estrutura de mercado das
demais regiões.

Passo 5:
Considerando o desenvolvimento do projeto do produto Álcool Care:
Para que esse produto seja comercializado, a empresa terá que expandir sua estrutura
produtiva da fábrica em 70 metros quadrados, realizar a compra de máquinas e equipamentos,
contratar 10 funcionários, e comprar matérias-primas para a produção e envase do Álcool.
Tendo como base o montante a ser investido de R$ 500.000,00, a principal atividade neste
momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre
a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo. Com base nos
orçamentos de custos e aquisições para a produção e comercialização do novo produto, bem como
das receitas esperadas do produto Álcool Care, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo
de caixa para o período de 5 anos.

Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos
investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:


ATIVIDADE
A) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
B) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?


 

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