PORTFÓLIO O CASO DA EMPRESA FARMACÊUTICA IMUNOVITA S/A

Código: TKA2B36RL-imunovita
R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 33,00 sem juros
    • 2x de R$ 16,50 sem juros
    • 3x de R$ 11,00 sem juros
  • R$ 33,00 Boleto Bancário
  • R$ 30,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO O CASO DA EMPRESA FARMACÊUTICA IMUNOVITA S/A 7° e 8° semestre

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

POSSUI UM TOTAL DE 15 PÁGINAS

ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. CLIQUE NO NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o caso
da empresa “Farmacêutica ImunoVita S/A”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a situação geradora de
aprendizagem apresentada na sequência.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

A Farmacêutica ImunoVita S/A é uma empresa brasileira que atua no mercado há 75 anos
e que possui vários medicamentos aprovados pela ANVISA (Associação Nacional de Vigilância
Sanitária) ao longo de todo este tempo. Ela comercializa, além de medicamentos, vacinas que produz
a partir de parcerias com laboratórios de várias partes do mundo.
A empresa adota as práticas contábeis, para o registro de operações e elaboração das
demonstrações contábeis, segundo as disposições contidas na Lei das Sociedades Anônimas (Lei no.
6.404/76), inclusive as decorrentes da Lei no. 11.638/2007, bem como aos preceitos e orientações
das Normas Brasileiras de Contabilidade. Em razão do processo de convergência das normas
brasileiras aos padrões internacionais, a empresa tem adotado adequações nas práticas contábeis
brasileiras, conforme as normas, regulamentos e as orientações trazidas pelos CPCs (Comitês de
Pronunciamentos Contábeis).
Além das questões contábeis legais, a empresa deseja investir neste momento na melhoria
e implementação de controles internos, dado ao fato que os gestores reconhecem que precisam
ajustar as operações internas ao nível de eficiência desejado.

Seu objetivo é minimizar falhas internas e reduzir os riscos da operação da entidade e da
tomada de decisão. A empresa reconhece que podem existir falhas internas e deseja minimizar este
problema, embora ainda não saiba especificamente quais são as consequências destas falhas.
O melhoramento do processo de conferência e conciliação relativos às práticas contábeis,
bem como o aprimoramento da apuração de seus resultados e levantamento das demonstrações
financeiras estão no radar da diretoria da empresa.
Por essas questões, a empresa reconhece a controladoria como uma área fundamental para
o aumento da eficácia e eficiência da gestão. Por outro lado, a desconfiança dos sócios quanto a
informação reportada pela contabilidade, alertou a empresa quanto à necessidade de contratar uma
auditoria a ser realizada sobre as demonstrações contábeis. A atuação da controladoria diante das
necessidades da empresa fornece segurança e base, entre outras coisas, aos procedimentos de
auditoria contábil que avalia a qualidade dos controles e procedimentos internos.
Diante disso, você como consultor-auditor foi contratado pela empresa para analisar as
situações organizacionais. Assim, veja e analise os atos e fatos administrativos da Farmacêutica
ImunoVita S/A abaixo e faça o que se pede nas atividades.
Situação-problema

A Farmacêutica ImunoVita S/A tem em seu mix de produtos os medicamentos A, B, e C. No
mês de dezembro de 2020 a empresa apresentou um aumento nas vendas desses itens. Foram
vendidas 700 unidades do medicamento A no valor de R$ 45,20 cada, 850 unidades do medicamento
B no valor unitário de R$ 72,30 e 910 unidades do medicamento C a R$ 82,30 cada uma. Foi verificado
também o total de custos fixos identificáveis e custos variáveis:
Custos Fixos: (A) R$ 12.700,00, (B) R$ 24.500,00 e (C) 30.000,00.
Custos Variáveis: (A) R$ 9.500,00, (B) R$ 18.500,00 e (C) 22.500,00.
Os gestores da empresa querem ter mais informações sobre esses três itens para facilitar a
tomada de decisão e saber qual é hora certa de eliminar determinado medicamento ou até mesmo
investir com maior força em um ou outro. Para que isso aconteça, determine a margem de
contribuição total e unitária de cada dos medicamentos A, B e C.


ATIVIDADE 1
Com o objetivo de atender as expectativas dos gestores da Farmacêutica ImunoVita S/A, a seguir
apresente:
a. A margem de contribuição total dos medicamentos A, B e C.
b. A margem de contribuição unitária dos medicamentos A, B e C.

Em uma outra análise, você e a controladoria foram chamados para realizar a revisão dos
processos da empresa Farmacêutica ImunoVita S/A. A revisão envolveu o exame das demonstrações
financeiras e a checagem de procedimentos e controles internos. Isso foi importante dado que a
empresa recentemente instalou e atualizou uma rede de computadores para melhorar as atividades
internas. Os comentários a seguir foram extraídos de entrevistas realizadas pela sua equipe junto à
diversos profissionais:
De modo a facilitar as operações, a empresa Farmacêutica ImunoVita S/A aperfeiçoou o seu
sistema de processamento de dados, obtendo uma nova rede de computadores. A empresa
fornecedora que instalou os computadores providenciou adequada assistência na implantação do
sistema e treinou os profissionais que iriam trabalhar na área do centro de processamento de dados,
em programação, análise e operação do sistema, entretanto os profissionais do Contas a Receber
não receberam o treinamento.
Cada aplicativo é operado por um determinado colaborador, o qual é responsável por sua
manutenção, por seu processamento e por dar explicações sobre o programa. Neste procedimento
não está incluída a prática de se fazer backup das movimentações diárias e cada funcionário é
responsável por seus próprios aplicativos. Pelo menos um funcionário do Centro de Processamento
de Dados (CPD) permanece neste setor durante o horário de expediente, e somente os funcionários
do CPD têm acesso às chaves.

O sistema de documentação consiste no material fornecido pela companhia que instalou o
computador, sendo composto por um apêndice de formatos de registro e uma lista de programas.
Essa documentação e os relatórios diários são mantidos em um canto da sala do CPD.
As mercadorias da empresa são enviadas diretamente do setor de estocagem, os quais
enviam relatórios de saída para a contabilidade geral. Nesse setor, um auxiliar de faturamento
registra os preços dos itens e registra a sequência numérica dos relatórios de saída de cada estoque.
O auxiliar também confere diariamente e manualmente os relatórios com as unidades vendidas e
com os preços unitários. Os relatórios de saída e os relatórios de venda são enviados para o CPD para
conferência e processamento, com a identificações dos preços unitários.
Após o processamento são emitidas as notas fiscais em seis vias, e um registro diário de
vendas mostra os totais das unidades vendidas e os respectivos preços unitários, os quais são
comparados pelo operador do computador com os relatórios de vendas.
Todas as cópias das notas fiscais são devolvidas ao auxiliar de faturamento. O auxiliar envia
três cópias para o cliente, uma cópia para o setor de estocagem, mantém uma cópia em um arquivo
pela sequência numérica e retém uma cópia em um arquivo corrente para um registro detalhado das
contas a receber

ATIVIDADE 2
Analisando as informações expostas neste relato, pede-se:
a) Descreva pelo menos duas eventuais falhas de controle interno que podem ser
identificados no relato, do ponto de vista da controladoria.

b) Indique pelo menos duas possíveis soluções que você recomendaria para saná-las.
c) Cite duas técnicas ou procedimentos que podem ser adotadas pela controladoria para
tratar este caso.

Observações: CPD - Centro de Processamento de Dados. CPD corresponde ao departamento da
empresa que guarnece os dados em sistema.

Você foi designado(a), apoiado(a) pela controladoria, para revisar o cálculo do imposto de
renda da empresa referente às demonstrações contábeis-financeiras levantadas em 31/12/2020.
Você observou que a conta de Provisão para o Imposto de Renda, classificada no passivo
circulante, apresentou um saldo de $ 87.000.000 em 31/12/2020. Além dessa informação
patrimonial, a controladoria disponibilizou o acesso aos controles internos com os cálculos de
imposto de renda e as demonstrações contábeis, como a Demonstração do Resultado do Exercício
(DRE).

ATIVIDADE 3
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
a) Determine os erros de procedimentos identificados no que tange a base de cálculo do
imposto de renda;
b) Recalcule os novos valores do lucro real e do imposto de renda, utilizando as alíquotas
pertinentes;
c) Compare os valores de cálculo para o imposto de renda realizado pela empresa e pela
auditoria. Efetue os lançamentos contábeis necessários para registrar possíveis
diferenças detectadas pela auditoria;
Observações: desconsidere quaisquer efeitos de contribuição social, deferimentos ou outras
compensações tributárias. Para esta atividade, o imposto de renda é calculado pela empresa e
utilizou uma taxa de 25% no geral.
Como você pode observar, a empresa optou pelo Lucro Real como regime de tributação,
ainda que tenha calculado, incialmente, o valor do Imposto de Renda de maneira errônea. Esta opção
traz impactos sobre a apuração do lucro tributável e cálculo dos impostos.
Para que a auditoria faça a checagem adequada da correção destas práticas contábeis,
torna-se necessário que haja controles internos adequados e um processo contínuo de conciliação e
conferência contábil envolvendo todas as contas que afetam o resultado da empresa.

Como você faz parte do processo de análise da reestruturação da empresa, procure
desenvolver o seu papel explicando os motivos de se implantar os controles internos e também para
que servem as conferências e conciliações relativas às práticas contábeis, incluindo a apuração do
resultado, cálculo dos tributos, as destinações do lucro e o fechamento das demonstrações.

Depois de estudar os temas, realize a atividade a seguir:

ATIVIDADE 4
Com foco na reorganização da empresa, procure demonstrar aos diretores a importância
de se estabelecer alguns procedimentos. Explique a eles:
a) Por que a contabilidade deve efetuar procedimentos constantes de conferência das
operações bem como das informações por elas geradas?
b) Qual a contribuição que o controle interno pode dar para melhorar a eficácia da gestão
das organizações. Explique o que são e para que servem estes controles.
c) O que vem a ser a conciliação contábil das contas de resultado? Quais as principais
conciliações que devem ser feitas para este grupo de contas?


 

Produtos relacionados

R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagHiper
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail