PORTFÓLIO MECANISMOS FISIOLÓGICOS, BIOMOLECULARES E CELULARES RELACIONADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA E HIPERTROFIA E POSSÍVEIS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS À SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA

Código: GJAU9RZ27-mecanismos
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO MECANISMOS FISIOLÓGICOS, BIOMOLECULARES E CELULARES RELACIONADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA E HIPERTROFIA E POSSÍVEIS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS À SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

SEMESTRE: 7° e 8°

POSSUI UM TOTAL DE 13 PÁGINAS


(ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR)

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

 

O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e
aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas
essenciais para a atuação na área. A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em
Grupo (PTG) foi desenvolvida com intuito de aliar os aspectos práticos da profissão com os
conteúdos teóricos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. Para tanto, apresentamos
a seguir as orientações da atividade a luz do que foi desenvolvido e apresentado junto às
disciplinas cursadas.


2. DESENVOLVIMENTO
A parte do DESENVOLVIMENTO do atual trabalho será estruturada em duas partes:
1° PARTE – PRODUÇÃO ANALÍTICA E TEXTUAL

Objetivo: Discutir, de forma interdisciplinar, os conteúdos das disciplinas/temáticas do
semestre por meio da produção textual com o tema “Mecanismos fisiológicos,
biomoleculares e celulares relacionados ao treinamento de força e hipertrofia e
possíveis benefícios associados à suplementação de creatina”.

Na tentativa de transitar entre áreas correlatas à Educação Física, sobre a
compreensão dos mecanismos fisiológicos, moleculares e celulares que sofrem adaptações
com o treinamento (em específico, ao treinamento de força), e que também podem sofrer
benefícios adicionais com diferentes estratégias nutricionais, solicitamos a leitura obrigatória
dos seguintes textos de caráter científico, listados a seguir.

Textos de apoio:
FERNANDES, T. et al. Determinantes moleculares da hipertrofia do músculo esquelético
mediados pelo treinamento físico: estudo de vias de sinalização. Revista Mackenzie de
Educação Física e Esporte, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em:
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1238
GUALANO, B. et al. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofia
muscular: atualizações. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, n. 3, p. 219-
223, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-
86922010000300013&script=sci_arttext

Os textos citados apresentam um panorama sobre os principais efeitos e adaptações
esperadas, a nível celular, que o treinamento de força e a combinação com a suplementação
de creatina podem acontecer. Assim, tome nota de cada mecanismo fisiológico apresentado,
via de sinalização celular e efeitos ergogênico relacionado ao treinamento de força/resistido
relatado, de acordo com o apresentado pelos autores.

Orientações específicas:
- Fazer a leitura (obrigatória) dos textos de apoio.

- Fazer a discussão, em grupo, dos textos de apoio.
- Se acharem necessário, podem realizar buscas de artigos científicos em indexadores (ex:
scielo, google acadêmico, lilacs, domínio público e pubmed) que possam subsidiar a
produção textual do grupo. Para tanto, é importante realizar a citação devida do artigo
adicional de acordo com as normas da ABNT vigente.
- Redigir um texto descritivo de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) páginas de
conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
• O texto deve abordar os mecanismos fisiológicos, moleculares e celulares
relacionados ao treinamento de força e de hipertrofia e como esses mecanismos
são influenciados pela suplementação de creatina associado ao treinamento.
• O texto deve abordar de que maneira a suplementação de creatina age na célula
muscular.

2° PARTE – RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Objetivo: Integrar os aspectos teóricos materializados diante de um cenário prático, de
forma interdisciplinar, para a resolução de uma situação real da área, com o tema
“Treinamento de força e hipertrofia e a suplementação de creatina”.

Situação-Problema (SP)
Diogo é um profissional de Educação Física com pouco tempo de formação. Entretanto,
devido a todo seu esforço e dedicação durante os estudos na faculdade, Diogo não demorou
para conseguir emprego em uma das melhores academias de sua cidade. Um certo dia
Diogo recebe uma ligação de Alan, um amigo de trabalho. Alan, diz que teve um imprevisto
e que não poderá atender um de seus clientes de personal e pergunta se Diogo não os
atenderia. Alan diz que tentou cancelar o treino, mas o cliente, um médico importante da
cidade, disse que não gostaria de perder a sessão de treinamento, diante de sua agenda de
difícil conciliação, e que queria realizar a sessão de treino previamente agendada. Diogo
logo percebe as características de comportamento que o cliente de Alan apresenta, mas vê

ali uma ótima oportunidade para demonstrar seu potencial para que seja conhecido e aceita
ajudar o amigo. Durante o atendimento, Diogo percebe o cliente de Alan procura sempre
realizar perguntas, embora despretensiosas, mas que exige um posicionamento de
conhecimento técnico, e que claro que ele quer testá-lo. Diogo, está acostumado com esse
comportamento, uma vez que é um profissional recente naquele ambiente da academia,
somados ao pouco tempo de formado. Em certo momento, o médico pergunta para Diogo:
- Pode me explicar quais as principais demandas energéticas, do ponto de vista fisiológico,
que treinamento de força e hipertrofia exige do meu organismo?
Ele complementa com outra pergunta, após uma breve justificativa.
- Eu recebi uma orientação da minha nutricionista sobre o uso de suplementação de creatina.
Assim, eu gostaria de saber se o uso da creatina tem algum efeito nestes mecanismos e
sobre o tipo de treinamento que realizo?
O cliente de Alan ainda continua.
- Se existe efeito cientificamente comprovado, quais são os efeitos e as recomendações de
suplementação da creatina para este tipo de treinamento?
Caros, alunos e alunas! Diante do cenário aqui posto, tentem fazer o exercício de se colocar
no lugar de Diogo e demonstrem ao cliente de Alan, todo o conhecimento de vocês possam
ter sobre este tema. Vamos lá!

Orientações específicas:
- Resolver a SP em forma de texto. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
- O texto deve abordar os questionamentos feitos na SP pelo cliente do Alan.
- O texto não deve ser em tópicos de perguntas e respostas. Utilize as orientações acima
para construir a estrutura e a lógica dos parágrafos do texto.
- Redigir um texto descritivo de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) páginas de
conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
- Para auxiliá-lo, utilize os artigos sugeridos acima, os livros didáticos das disciplinas do
semestre e outras referências (livros ou artigos) sobre o assunto.

 

PORTFÓLIO MECANISMOS FISIOLÓGICOS, BIOMOLECULARES E CELULARES RELACIONADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA E HIPERTROFIA E POSSÍVEIS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS À SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA


 

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail