PORTFÓLIO LÓGICA MATEMÁTICA, GEOMETRIA E A PRÁTICA DOCENTE

Código: FU4D4R9JW-logicamatematica
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO LÓGICA MATEMÁTICA, GEOMETRIA E A PRÁTICA DOCENTE

Curso: Licenciatura em Matemática

Semestre: 3° e 4°

POSSUI UM TOTAL DE 16 PÁGINAS


DOWLOAND IMEDIATO

(ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR)

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.


A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em grupo (PTG) terá como temática “Lógica Matemática, Geometria e a Prática Docente”. Escolhemos esta temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Inicialmente, é importante que vocês realizem a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

Situação-problema:
Um grupo de professores está preparando um curso on-line chamado “O Geômetra”. Nesse curso serão elaborados materiais didáticos para serem disponibilizados em uma plataforma digital, contendo uma introdução ao tema, contemplando elementos da História da Matemática, a apresentação de conteúdos da área de Geometria e uma atividade relacionada ao conteúdo. Você faz parte da equipe de professores que está elaborando esse material digital e ficou encarregado de executar determinadas tarefas.

Agora, é com você!
Diante do contexto apresentado, você deverá desenvolver as seguintes tarefas:

Tarefa 1: Pesquisa bibliográfica
Faça uma pesquisa bibliográfica sobre o tema: “Lógica e argumentação matemática por meio de deduções e provas formais”. Para realizar essa pesquisa, estude artigos, livros, dentre outros materiais que abordem o tema, e elabore um texto único e autêntico de 1 a 2 páginas contemplando os seguintes aspectos.
(a) Quais foram as contribuições de Aristóteles para o desenvolvimento da Lógica?
(b) Qual a estrutura da lógica formal e a sua relação com a linguagem cotidiana?
(c) O que são deduções e como são elaboradas?
(d) Que tipos de provas (demonstrações) matemáticas são aplicadas dentro dos conteúdos Matemáticos?

Tarefa 2: Elaboração de conteúdo
Escolha um conteúdo da Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica que pode ser abordado nos anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para a seleção desse conteúdo, você pode consultar livros da Educação Básica das etapas em questão, mas é preciso que esse  conteúdo esteja presente na Base Nacional Comum Curricular, a qual pode ser acessada a partir do link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

(acesso: 15 jul. 2020).

Verifique as orientações da Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental (páginas 298 a 319) e para o Ensino Médio (páginas 527 a 546), especificamente no que se refere aos conteúdos e competências associadas ao campo da Geometria.
Em seguida, elabore um texto único e autêntico, de 2 a 3 páginas, contemplando:
(a) Fundamentação teórica relacionada ao conteúdo escolhido, contemplando os aspectos históricos relacionados e sua enunciação;
(b) Demonstração de um resultado ou propriedade associada ao conteúdo escolhido, utilizando dedução e/ou prova matemática, baseado na pesquisa realizada na tarefa 1 e nos conceitos envolvendo técnicas de demonstrações estudados no semestre;
(c) Apresentação de como seria a contextualização desse conteúdo em sala de aula, por meio de uma transposição didática e/ou atividade prática, isto é, como você abordaria esse conteúdo em sala de aula, contextualizando-o, e qual seria uma estratégia possível para justificar a validade do resultado ou propriedade, demonstrada no item (b), considerando o nível de desenvolvimento dos estudantes para os quais esse conteúdo se destina e as características da etapa de ensino em questão (anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio).
Nesse sentido, para os itens (b) e (c) da tarefa 2, além de demonstrar a validade de um resultado ou propriedade utilizando as técnicas de demonstrações e estratégias formais da Matemática, você precisará refletir sobre como justificar a validade desse resultado e propriedade para os alunos da Educação Básica, sem recorrer às estratégias formais, mas utilizando outros recursos, como construções geométricas, materiais manipuláveis, uso de softwares, entre outras possibilidades. É importante que a estratégia escolhida por você, mesmo que envolva produções realizadas manualmente, possa ser apresentada durante o curso on-line. Sugestão: Procure ser o mais específico possível em relação ao conteúdo escolhido, dando enfoque a uma parte desse conteúdo como, por exemplo, ao invés de escolher “áreas e volumes”, optar por “área de quadriláteros”.

 

continua ...


 

Produtos relacionados

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail