PORTFOLIO ESPORTE DA COMPREENÇÃO DO FENÔMENO AOS SABERES DA INTERVENÇÃO

Código: C5JQ5PSQP-esporte
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFOLIO ESPORTE DA COMPREENÇÃO DO FENÔMENO AOS SABERES DA INTERVENÇÃO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

SEMESTRE: 1° e 2°

POSSUI UM TOTAL DE 11 PÁGINAS


(ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR)

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

Conforme os semestres e o curso vão avançando, seus olhares e compreensão sobre
a área vão sendo construídos, modificados, forjando sua identidade profissional. A Produção
Textual Interdisciplinar em Grupo possui o papel de integrar os saberes e conhecimento,
sempre aproximando de objeto próprios da nossa ampla área de intervenção.
Para esse semestre, nós professores, de modo coletivo, construímos um tema
bastante motivador e relevante para a área: Esporte: da compreensão do fenômeno aos
saberes da intervenção.
Utilizando-se da interdisciplinaridade e da transversalidade dos conhecimentos, vocês
poderão pensar o fenômeno esportivo desde seu papel na sociedade até os aspectos
teórico- práticos, que se materializam nas modalidades esportivas, como o voleibol, e demais
saberes, como a Aprendizagem Motora e a Psicomotricidade. Assim, vocês certamente
aprofundarão seus olhares e saberes sobre esse fenômeno tão significativo para a Educação
Física e, para a sociedade moderna.
O trabalho está organizado em duas partes. Na primeira parte vocês serão motivados
a fazerem, de modo coletivo e com a participação de todos do grupo, uma produção textual,
tendo como referência um tema e alguns artigos disponibilizados. Na segunda parte do
trabalho, vocês encontrarão situações problemas, pensadas de modo concreto a partir do
cotidiano e desafios profissionais, relacionando os conteúdos do semestre. Fiquem atentos
as orientações específicas ao final de cada parte descrita, assim como as orientações gerais.

A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois
momentos/partes:

1o PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO

TEMA: Esporte, cultura, mídia e suas influências na Iniciação Esportiva.
A partir das leituras indicadas, podemos perceber a importância da educação física
como ferramenta de superação do ser humano e da construção de uma sociedade
igualitária, principalmente para os menos favorecidos. Também foi possível compreender
que as mídias exercem forte influência no desenvolvimento e na racionalização da sociedade
contemporânea presente na esfera econômica, na subjetividade e no espirito crítico de
nossa sociedade.
Autores como Adorno (1903-1969 ) Horkheimer (1895-1973) ao se debruçarem no
fenômeno da indústria cultural, apontam elementos essenciais em suas análises sobre a
dinâmica ideológica e manipuladora da técnica e da mensagem veiculada pela mídia, sendo
a indústria cultural um sistema integrado de produção de bens espirituais, fazendo com que
os produtores e consumidores da cultura percam suas autonomias de reconhecimento,
resultando a transformação dos bens culturais em mercadorias homogeneizadas e
totalizadoras.

Segundo os autores, a indústria cultural embora apregoe estar a serviço dos
sujeitos, democratizando e disseminando a cultura a todos, funciona, ao
contrário, a partir de uma lógica própria. Isto é, seguindo a dinâmica da
produção industrial competitiva, necessariamente tem que se adaptar à
demanda dos mercados. A indústria dos espíritos, sujeita aos limites da
expansão dos lucros, impõe tanto aos produtores quanto aos consumidores
a perda da autonomia da criação. O ponto central da crítica é a denúncia de
que as formações sociais modernas se transformam em sociedades
administradas pela racionalidade técnica. (SETTON, 2001, p.27)

Diferentemente da visão da escola de Frankfurte, representada por Adorno e
Horkheimer, Pierre Bourdieu (1930-2002), atenta para a questão da manipulação ideológica
das mídias, conduzidas em suas programações (principalmente televisiva). Para Bourdieu
“o campo jornalístico está inserido no campo da produção cultural (educacional, literária,

científica) e, tal como qualquer outro espaço de atuação social, funciona a partir de uma
dinâmica própria, com certa autonomia” (SETTON, 2001, p.28).
Bourdieu, entende que a estrutura social é um sistema hierarquizado de poder e
privilégios determinado tanto pelas relações materiais quanto pelas relações simbólicas
entre os indivíduos. Nesse sentido, observe o fragmento textual:

(...) a diferente localização dos grupos sociais nessa estrutura deriva da
desigual distribuição de recursos e poderes de cada um deles. Bourdieu
entende por recursos: capital econômico, capital cultural, capital social e
capital simbólico. Assim, a posição que um determinado agente ocupa nessa
geografia do social é definida, então, segundo a posição que esse mesmo
agente ocupa nos diferentes campos ou fontes de poder. Ou seja, a posição
ocupada por um grupo no campo social é definida de acordo com o volume e
a composição de um capital adquirido elou incorporado. Noutras palavras,
para apreender concretamente as interações objetivas entre os indivíduos ou
entre os grupos sociais, é preciso observar as relações entre as posições
ocupadas segundo uma distribuição de recursos. A partir das diferentes
posições ocupadas no espaço social, a realidade se apresenta então
objetiva- mente como um sistema simbólico organizado segundo a lógica da
diferença. O espaço social funciona como um espaço dotado de sentido e
formado por estilos de vida variados e seus respectivos grupos de status. A
desigual distribuição de capital econômico e cultural, que é própria da
dinâmica da sociedade capitalista, permite a constituição de práticas e
disposições culturais variadas e tipos específicos de interesse de grupos.
Nesse sentido, para compreender as diferenças e as semelhanças de

disposições culturais dos indivíduos entre os grupos sociais, Bourdieu, utiliza-
se do conceito de habitus, o princípio orientador e unificador de todas as

práticas. Ou seja, Bourdieu considera que as atividades e representações do
agente social são explicadas por meio de um conjunto de disposições, éticas
e estéticas, que expressam, na forma de sistemas de preferências culturais,
as divisões derivadas da estrutura de distribuição das diferentes formas de
capital. (SETTON, 2001, p.30).

Com base nas reflexões apresentadas pelas leituras fica o questionamento: Como
poderemos, diante, desse panorama, pensar a relação entre a cultura, a mídia e suas
influências na iniciação esportiva?
✓ Vocês deverão fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados:
TEXTOS/ARTIGOS BASE PARA CONSTRUÇÃO DESSA ETAPA

COSTI et all. A influência do esporte profissional na iniciação esportiva. Revista Iniciação.
Vol. 6, n. 5, Abril de 2017. Disponível em:

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-
content/uploads/2017/05/202_IC_ArtigoFinal.pdf

OLIVEIRA, J. Ed. C. Esporte, mídia e sociedade contemporânea. EFDeportes.com, Revista
Digital. Buenos Aires, Año 16, n. 159, Agosto de 2011. Disponível em:
https://www.efdeportes.com/efd159/esporte-midia-e-sociedade-contemporanea.htm
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Industria cultural: Bourdieu e a Teoria Clássica.
Revista Comunicação & Educação. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36993
Orientações específicas:
- Esta parte do trabalho deverá conter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas
de conteúdo escrito.
- Estes textos (com os links de acesso listados) devem ser utilizados como referência em
sua produção textual.
- Além dos artigos citados, vocês também poderão realizar pesquisas em livros (ex: Livro
Didático, entre outros) e periódicos científicos sobre a temática proposta (ex: google
acadêmico, scielo, lilacs, pubmed, entre outros).

2o PARTE – RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA
Nessa etapa do trabalho uma Situação Problema (SP) será disponibilizada para a
análise e resolução do grupo. A SP apresenta um possível desafio para o profissional de
Educação Física, relacionado ao processo de ensino-aprendizagem de habilidades motoras.
Siga as orientações específicas e realize a resolução da SP.
TEMA: Utilizando o Feedback no Ensino de Habilidades Motoras.
André e Vagner são dois amigos que se conheceram na faculdade de Educação
Física e não se viam desde a formatura deles. Depois de muito tempo os amigos se

encontram novamente e conversam sobre vários assuntos. Dentre estes assuntos, falam
sobre suas atuações como profissionais da área. André menciona que iniciou um trabalho
com Voleibol e está ensinando a modalidade para crianças. Entretanto, tem tido dificuldades
para ensinar algumas habilidades motoras especializadas do Voleibol. André relata que as
crianças conseguem realizar bem as habilidades motoras (p.ex. o toque, a manchete e o
saque) enquanto ele os auxilia dando informações sobre a correta execução dos
movimentos e sobre os acertos e erros cometidos durante os treinos/aulas. Todavia, quando
ele faz testes de desempenho com as crianças e não dá nem um auxílio durante as
avaliações, elas não conseguem executar as habilidades motoras da mesma forma que nos
treinos/aulas e o desempenho delas é baixo. André diz que não consegue entender por que
o desempenho das crianças não melhora, uma vez que ele sempre dá feedback para elas
sobre as habilidades motoras que estão sendo ensinadas, e diz que não consegue encontrar
uma solução para o problema.
Caro, aluno! Se você fosse o amigo de André, que considerações você faria para
ajudá-lo a resolver este problema?
TEXTOS/ARTIGOS BASE PARA CONSTRUÇÃO DESSA ETAPA
TERTULIANO, I. W. et al. Efeitos da frequência de feedback na aprendizagem do saque do
voleibol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 328-335, 2007.
Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S1645-
05232007000300007&script=sci_arttext&tlng=en

PORTFOLIO ESPORTE DA COMPREENÇÃO DO FENÔMENO AOS SABERES DA INTERVENÇÃO


 

Produtos relacionados

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail