PORTFÓLIO EPIDEMIAS, REDES E CONTEXTOS HISTÓRICOS COMPARADOS: PESTE NEGRA (SÉC. XIV) E CORONAVÍRUS (2020)

Código: RU2RK7UG2-pestenegra
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


 PORTFÓLIO EPIDEMIAS, REDES E CONTEXTOS HISTÓRICOS COMPARADOS: PESTE NEGRA (SÉC. XIV) E CORONAVÍRUS (2020)

Curso: Licenciatura em Geografia

Semestre: 6° e 7°

POSSUI UM TOTAL DE 10 PÁGINAS


DOWLOAND IMEDIATO

(ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR)

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.


A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática central: Epidemias, redes e contextos históricos comparados: Peste Negra (Séc. XIV) e Coronavírus (2020). Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

O colégio em que Júlia e Marcelo lecionam prevê em seu Projeto Político Pedagógico a elaboração de aulas com temas transversais e projetos interdisciplinares. Durante o ano letivo direção solicitou aos professores que elaborassem uma aula que conjugasse os conteúdos de Geografia e História do 2° ano do ensino médio. Júlia, professora da disciplina de Geografia, está trabalhando com os conceitos de redes e globalização, enquanto Marcelo, professor da disciplina de História, está trabalhando o tema Idade Média. Portanto, questionaram como poderiam elaborar uma aula conjunta com temas aparentemente tão distintos.

Situação-problema:

Em uma breve revisão sobre a Idade Média Marcelo percebeu que a peste negra foi um do fator divisor de água na Europa. Quase 1/3 da população padeceu, houve o abandono de muitas cidades, escassez de mão-de-obra e enfraquecimento político de reinos. Conversando este assunto com a professora Júlia, esta lembrou-se das recentes epidemias globais do H1n1 (influenza) e do coronavírus que vem cada vez tomando as manchetes dos jornais. Consultando mapas de disseminação destas doenças (Figura 1), eles observaram que embora a peste negra tenha resultado um maior número de mortos, sua disseminação foi mais lenta e mais concentrada na Europa e oriente médio do que no caso dos vírus recentes, como o coronavírus que se espalha com uma maior velocidade e em escala global.

Levando em consideração que vivemos em uma sociedade conectada através de redes com intenso fluxo de pessoas de diferentes origens, ideias e informações. Os dois professores resolveram abordar em sua aula conjunta ambos os temas através da comparação entre as duas doenças e dois períodos históricos tendo como norte o conceito de redes. Para isso, deverão estudar os dois períodos e produzir um pequeno estudo comparativo que servirá de base para a preparação da aula.

Para este trabalho ser executado você deverá:
Passo 1: Realização de Leitura Realizar a leitura crítica dos seguintes textos que abordam a temática desta Produção Textual:
• As grandes epidemias da história de Joffre Rezende disponível em: http://books.scielo.org/id/8kf92/pdf/rezende-9788561673635-08.pdf Acesso em 30 jan. 2020.
• Guia online sobre as causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção do coronavírus desenvolvido pelo Ministério da Saúde disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus Acesso em 30 jan. 2020.
• Redes Geográficas: Reflexões Sobre Um Tema Persistente de Roberto Lobato Corrêadisponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/view/2378 Acesso em 30 jan. 2020.
• As redes geográficas de Wladimir Jansen Ferreira disponível em: https://bit.ly/37CsoQp Acesso em 30 jan. 2020.

Passo 2: Produção de uma pesquisa comparativa sobre a Peste Negra e o Coronavírus. O grupo deve realizar uma pesquisa sobre as características, formas de contágio, velocidade de disseminação, mortalidade, medidas de prevenção da Peste Negra e do coronavírus, traçando uma comparação entre essas duas epidemias.
Uma fonte importante do processo de disseminação do coronavírus é o mapa interativo em tempo real do John Hopkins Hospital dos Estados Unidos disponível em:

 

https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467 b48e9ecf6 Acesso em 30 jan. 2020. Lembre-se de consultar a Figura 1: Disseminação da Peste negra na Europa.

Passo 3: Confecção de texto
Após a leitura dos textos dispostos no Passo 1, a realização da pesquisa comparativa entre a Peste Negra e o Coronavírus você deverá produzir um texto que será utilizado como base para a aula conjunta das disciplinas de história e geografia dos professores Marcelo e Júlia. O tema do texto será: Por que o surto de peste negra foi mais restrito às localizações geográficas enquanto o coronavírus tem a possibilidade de se espalhar por todo o globo?


 

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 136.369.706-40 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail