PORTFÓLIO DO CONCEITO AOS LANÇAMENTOS DE PRODUTOS - RETRATOS DA REAL BELEZA

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO DO CONCEITO AOS LANÇAMENTOS DE PRODUTOS - REAL BELEZA 

Curso: Administração

Semestre: 5° e 6° semestre

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A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: “Do conceito ao lançamento de produtos”.

Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Retratos da Real Beleza Mirela Portugal (26 jun. 2013)

A campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, conquistou um sucesso poucas vezes visto na propaganda mundial. É o vídeo publicitário mais assistido da história do YouTube e já supera 164 milhões de acessos, além de ser vencedor do prêmio principal do Festival de Cannes 2013, o Grand Prix. A campanha foi promovida antes nos EUA, no Canadá, na Austrália e no Brasil. Com o sucesso nas primeiras 24 horas, foi traduzida para outras 25 línguas e lançada em 45 canais regionais da marca no YouTube.

O objetivo não era aumentar a receita com a venda de produtos. Mas, sim, gerar uma aproximação e relacionamento com todas as mulheres. Para isso, a Dove passou a sempre mostrar em suas peças mulheres reais, que não necessariamente fazem parte do que é considerado como padrão de beleza. Como explica Ricardo Honegger, diretor de contas da agência. “A peça transformou-se numa experiência social, com um conceito ao mesmo tempo simples e verdadeiro. É fato que as mulheres do mundo inteiro têm em comum a autocrítica excessiva. Descobrimos numa pesquisa de mercado global que apenas 4% sentem-se seguras em relação à sua aparência”. Recebemos o pedido de resgatar o conceito da ‘Real Beleza’, uma assinatura forte da Dove, conta Honegger. Segundo o diretor, os criativos receberam liberdade total na escolha de mídia e formato, e a escolha foi priorizar a internet. Com a aprovação do cliente, uma equipe enxuta teve pouco mais de três meses para criar toda a ação, um prazo curto para uma empresa global, destaca.

No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora faz retratos-falados das mulheres com base na sua autodescrição, e depois de acordo com o testemunho de terceiros, “O que vou levar comigo é a reação emocionante que elas tiveram ao ver seus retratos pendurados lado a lado. Eu acho que muitas dessas corajosas mulheres perceberam que tinham uma percepção distorcida de si mesmas que afetou parte de suas vidas significativamente” (Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI). Veja o seu relato em: https://www.youtube.com/channel/UCNWifvx-E-Y7Nykr5feg-Vw

O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que todas as voluntárias se enxergavam de uma maneira pouco generosa. Assista à versão estendida do documentário Dove Retratos da Real Beleza

 

A partir da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Retratos da Real Beleza”, do caso de sucesso Dove, é possível perceber como uma marca pode se destacar em relação às demais quando sabe utilizar seus produtos e/ou serviços para melhorar a experiência de seus consumidores, aumentando o relacionamento com eles. No entanto, para que isso se torne realidade, é necessário um planejamento prévio, para que a empresa conheça quem é o seu potencial cliente, quais são as suas expectativas e de que maneira ela pode solucionar os seus problemas.

Por isso, esta atividade tem o propósito de inserir você no contexto do marketing! Como faremos isso? Imagine que você faça parte do Time de Marketing de uma empresa de Cosméticos localizada em sua região. O time tem a missão de lançar uma nova linha de produtos Skincare (cuidados com a pele), no segundo semestre de 2020. No entanto, é imprescindível que seu time esteja atento a alguns aspectos e requisitos solicitados pela diretoria da empresa:

▪ Os prós e contras da pandemia da Covid-19, em 2020, para o lançamento da linha de produtos Skincare;

▪ Utilização de temas relevantes para o público-alvo (por ex: sororidade - união e aliança entre mulheres, empoderamento, igualdade de gênero, diversidade etc.);

▪ Viabilidade de divulgação e distribuição visando maior engajamento e relacionamento com os clientes.

Todas as atividades a serem desenvolvidas encontram-se detalhadas a seguir. Lembre-se de utilizar todas as informações dadas a você na SGA para atender aos exercícios propostos:

Dados sobre o negócio

A) Faça a descrição da empresa. Você pode utilizar uma empresa já existente em sua região ou fictícia. No entanto, a linha de produtos deve ser criada por você, integrante do Time de Marketing da organização. Para tanto, é necessário constar:

1) Em qual região está localizada a empresa? Quais são as regionalidades (particularidades)?

2) Breve histórico da empresa.

3) Nome da marca – nome da linha de produtos Skincare (recomenda-se que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).

4) Descrição sucinta dos produtos (ou do produto principal) a serem lançados (recomenda-se que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).

5) Público-alvo (quais são os temas relevantes, por exemplo: sororidade, empoderamento, igualdade de gênero, diversidade) – isso ajudará na construção da comunicação do seu produto e imagem da empresa.

Conhecendo o mercado e o setor de atuação

B) Pensando no item 5 (Público-alvo), será necessário desenvolver uma pesquisa de potencial de mercado. Ela auxilia você a conhecer o número de clientes (público-alvo) que comprarão os seus produtos e quantos permanecerão comprando dos concorrentes, mensurando assim o volume das vendas total compartilhado entre os concorrentes nesse segmento. Para desenvolver essa pesquisa, siga os passos a seguir:

1) Defina os objetivos de sua pesquisa para a nova linha de produtos Skincare. Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, os motivos ou as necessidades pelas quais você decidiu realizá-la.

2) Defina o público-alvo do estudo de mercado. Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem delimitado, por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que trabalham com marketing digital e/ou tecnologia em geral. LEMBRE-SE: os temas relevantes influenciarão na definição do seu potencial público-alvo.

3) Decida o método. É hora de decidir qual método você usará para coletar os dados. Enquetes on-line?; Observação?; Entrevistas?; Questionários? Faça um esboço de como será o seu instrumento e explique o motivo da escolha a partir do objetivo da pesquisa.

4) Estude os concorrentes. Na pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é parte fundamental, por isso, apresente três concorrentes diretos e três concorrentes indiretos. 

 

 

continua ...


 

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