PORTFÓLIO DIGITALIZAÇÃO DE EMPRESAS: DESAFIOS PARA OS EMPREENDEDORES EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19

Código: Z2JCNEL8T-digitalizacao-de-empresas
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO DIGITALIZAÇÃO DE EMPRESAS: DESAFIOS PARA OS EMPREENDEDORES EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19

CURSO: MARKETING DIGITAL

SEMESTRE: 1° e 2°

POSSUI UM TOTAL DE 15 PÁGINAS


(ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR)

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“Digitalização de empresas: desafios para os empreendedores em meio a pandemia do COVID-19”.
Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a aprendizagem interdisciplinar de
conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá uma atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Digitalização de empresas: desafios para os empreendedores em meio a pandemia do COVID-19

A academia “MKT Sports” é muito conhecida em seu bairro, na cidade de Itambirinha, que
comporta 350.000 habitantes. A cidade possui uma população jovem, pois tem universidades e boas
indústrias, ofertando boas condições de trabalho e crescimento profissional.


A “MKT Sports” é a empresa do Marcos Kauã Teixeira e atua há 7 anos em sua cidade e
desde sua fundação só cresceu! Muitas pessoas a procuram para realizar exercícios físicos e usufruir
de suas aulas de aeróbica, dança, crossfit e artes marciais. Sempre com um ambiente movimentado
e muito animado.
No cenário presente, a “MKT Sports” passou por uma dificuldade nunca vivenciada na
história, a pandemia de COVID-19. Marcos, sabendo das normativas sanitárias e a importância do
isolamento social, fechou a academia conforme os avisos da prefeitura de Itambirinha.
Contudo, como ele faria para continuar cumprindo com suas obrigações financeiras e, ao
mesmo tempo, ofertando aos seus clientes saúde e motivação nesta pandemia, o qual ele considerou
como necessários para as pessoas em isolamento?
Ele teve uma ideia genial, digitalizar a sua academia! Ele optou por usufrui das redes sociais
e aplicativos para continuar ofertando aulas e diferenciais aos seus alunos durante a pandemia e, ao
invés de afastá-los, uni-los ainda mais, só que virtualmente!
Marcos e uma empresa de tecnologia especializada em CRM, montaram um aplicativo da
academia: o MKT GO! para que os alunos e colaboradores possam conversar, trocar ideias de treinos,
tirar dúvidas e auxiliar os alunos em ideias e inovações em seus treinos. Assim, Marcos criou ainda
uma comunidade virtual, estimulando a todos a não pararem com as atividades físicas, as quais só
trazem mais saúde, tanto física quanto mental.
Marcos observou que, com a academia fechada, os equipamentos ficariam parados por um
tempo considerável e cogitou alugá-los, por um preço bem legal, para alunos e pessoas da cidade,
caso quisessem treinar em casa com o equipamento.
Ele também elaborou um pacote de serviços à distância para oferecer aos alunos, como:
treinos personalizados, lives de aulas aeróbicas e treinos para os alunos fazerem juntos em tempo
real, tudo isto oferecido pelo mesmo valor do plano mensal, que é pago pelos alunos!
Vendo que muitos colegas empreendedores também estavam passando por momentos de
incerteza, Marcos se associou a Julia, que é uma nutricionista de sua cidade. Logo, em seu pacote de
serviços no app ele também está oferecendo acompanhamento nutricional com a Julia! E, ela gostou

tanto da ideia, que já participou de uma live da academia ensinando dicas de delícias fit para quando
a fome bater!
Diante do contexto apresentado, você foi selecionado para auxiliar nos pontos desta
adaptação virtual na academia MKT.
Agora, é com você!

TAREFAS

O desafio é desenvolver as atividades propostas na Academia “MKT Sports”. Considerando
os aspectos pertinentes ao conteúdo. Agora que você já sabe desta missão, elabore um relatório
dessa análise a ser entregue ao proprietário, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os
passos descritos a seguir.

Passo 1 – Elaboração e Análise de Cenários
Marcos é um empresário consciente, que preza pela saúde física e mental de seus clientes e
colaboradores, a apesar das ótimas ideias que pretende implementar, está bastante preocupado com
as perspectivas econômicas decorrentes da crise de saúde instalada pela pandemia da Covid-19.
Diante deste contexto, Marcos tem muitos questionamentos: “O que acontecerá?”, “Quais as
melhores estratégias para superar esse momento crítico?”, “O que os meus concorrentes estão
fazendo?”, “Como posso salvar o meu negócio?”
Para ajudar Marcos a responder estas perguntas, realiza as etapas a seguir:
1. Faça uma análise indicando as principais variáveis dos componentes do ambiente de
marketing que influenciam os negócios da academia “MKT Sports” e seus possíveis impactos para a
empresa e para os clientes.

2. Faça uma análise de cenários, partindo de suposições variadas sobre as forças que
impulsionam o mercado e as inúmeras incertezas presentes nele.

3. Responda: Diante dos avanços tecnológicos e da economia em rede, quais características a
academia “MKT Sports” precisa desenvolver para ser bem-sucedida frente a economia
informacional/global que estamos vivenciando atualmente?

Referências:
ROMAGNOLO, Dayane Freire; VILAS BOAS, Eduardo Pinto. Empreendedorismo digital. Londrina:
Editora e Distribuidora Educacional, 2020.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

Passo 2 – Fidelização de clientes com aplicação da IDIP
1) Com o plano de implantação do marketing de relacionamento na academia (aplicativo MKT
GO! / CRM), defina e descreva as ações necessárias para a fidelização do cliente, através da
metodologia IDIP (identificar, diferenciar, interagir e personalizar). É importante que as ações
realizadas pela empresa consigam identificar as necessidades individuais de cada cliente e a empresa
esteja capacitada para oferecer experiências que sejam capazes encantar o cliente, de tal modo que
o fidelize.
2) Considerando que a implantação dos princípios de marketing de relacionamento muda
estruturalmente a empresa, quais são os cuidados que a empresa necessita ter para alcançar os
resultados desejados? Contextualize a situação da academia e cite as ações necessárias.

Referências:
BARRETO, Iná Futino; CRESCITELLI, Edson. Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar
os resultados. 1. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

ZENONE, Claudio, L. Fundamentos de Marketing de Relacionamento: fidelização de clientes e pós-
venda. 2.ed., São Paulo: Atlas, 2017.

Passo 3 – MVP aplicado durante uma Pandemia
Sabemos que o contexto da pandemia do COVID-19 acarretou muitas incertezas, não apenas na
população em si, mas também para os negócios. Este episódio deixou os empreendedores aflitos e
inseguros, em um cenário incerto e com poucas perspectivas. Neste momento os empreendedores
precisaram agir rapidamente para não ver seus negócios indo à falência. Marcos em sua academia
buscou ter ideias inovadoras e aplicá-las em tempos incertos, ele utilizou-se de uma gestão ágil e
enxuta para continuar conquistando seus clientes e gerando valor para o mesmo. Marcos não sabia
se sua ideia daria certo no início, então ele resolveu desenvolver um MVP e ter feedbacks de seus
alunos, seus consumidores, para só depois investir em seu aplicativo com produtos e serviços
interessantes para os alunos da MKT. Para tal, responda:

1) O que é um MVP? Explique-o.
2) O que Marcos poderia ter feito como um MVP neste panorama pandêmico?
Referências:
RIES, Eric. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para
criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012 apud LD.

Passo 4 – Dilemas éticos na pandemia do Covid-19
Marcos e Julia fazem parte da população dos pequenos microempreendedores e os milhões de
autônomos pelo Brasil, que lutam desesperadamente para sobreviverem a pandemia da COVID -19.
É fato, que os empresários, de maneira global, foram pegos de surpresa com os impactos da
pandemia e a necessidade do confinamento de milhões de pessoas em casa, por causa desse inimigo
nefasto, nocivo e invisível. Nos negócios, a falta de maturidade digital não é exclusividade das micro
e pequenas empresas, pois, as médias e grandes empresas, também, sofreram danos e buscam
alternativas econômicas para se manterem no mercado. No Brasil, nossos governantes batem cabeça
com desencontros de informações e desalinhamento de ações. Marcos e Julia, estão preocupados
em inovar e reinventar seus negócios e sabem que sob pressão é que percebemos a importância da
preparação para as tomadas de decisões. Por isso, eles levam muito a sério essa nova fase da
academia virtual, pensam em agir conscientemente, com discernimento, dirigidos por valores e
princípios éticos.
Com base nos estudos realizados na disciplina de Sociedade Brasileira e Cidadania e seus conceitos
referentes a formação geral dos sujeitos e seus dilemas de comportamento no cotidiano,
principalmente com referência ao valor da ética e da moral, discutidos na Unidade 1 do seu livro
didático, apresente um comentário crítico sobre: quais são os principais dilemas éticos de Marcos
e Julia no seu empreendimento, para enfrentarem a pandemia do Covid-19?
Para saber mais: Leia o artigo Novos dilemas: furar quarentena é um direito individual ou um deslize

ético? Disponível em: https://6minutos.com.br/coronavirus/furar-quarentena-e-exercer-um-direito-
individual-ou-cometer-um-deslize-etico/. Acesso 16/07/2020

Referências:
OLIVEIRA, Maurício. Novos dilemas: furar quarentena é um direito individual ou um deslize ético?

Disponível em: https://6minutos.com.br/coronavirus/furar-quarentena-e-exercer-um-direito-
individual-ou-cometer-um-deslize-etico/. Acesso 16/07/2020.

Passo 5 – Mensuração e monitoramento dos resultados da MKT
Para o enfrentamento da crise ocasionada pela Pandemia do Covid19, como visto, Marcos e Júlia
resolveram implementar novas formas de atendimento aos seus clientes, por meio da utilização de
tecnologias da informação, aplicativos de conteúdo e interatividade. O aplicativo MKT GO está
funcionando melhor do que o esperado e os serviços à distância oferecido aos alunos (treinos
personalizados, lives de aulas aeróbicas) também estão fazendo sucesso.
Entretanto, para que os empreendedores possam de fato, avaliar os resultados alcançados com as
tecnologias implementadas, é fundamental que os resultados de suas ações sejam mensurados. Ou
seja, as métricas e os indicadores relacionados as campanhas e ações executadas com apoio dos
sistemas de informação devem ser evidenciados. Para o marketing digital, as métricas e os
indicadores são ferramentas indispensáveis.
Sendo assim, considerando as ações executadas por Marcos e Júlia, relacionadas as informações do
aplicativo MKT GO e as atividades online. Nesta etapa, você deverá demonstrar para os
empreendedores a importância da mensuração e do monitoramento os resultados de marketing
digital, por meio da análise das métricas e dos indicadores. Nesse sentido, alguns pontos devem ser
trabalhados:
Descreva e apresente aos empreendedores Marcos e Júlia, os principais benefícios das métricas e
dos indicadores de marketing digital e defina o conceito de Digital Analytics.


 

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 136.369.706-40 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail