Portfólio Construção da Escola Primeiro Degrau

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PRIMEIRO DEGRAU 6° flex e 7° reg

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINAS :  • Estruturas hiperestáticas • Materiais de construção civil II • Estruturas de concreto armado I • Gestão de projetos • Tecnologia das construções I

POSSUI UM TOTAL DE 21 PÁGINAS

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A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Construção da
Escola Primeiro Degrau”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar
dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na
sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a
organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

Leitura e interpretação da SGA

Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) ”Construção da Escola Primeiro Degrau”.
Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar

essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por vocês).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema: Construção da Escola Primeiro Degrau!

Com o crescimento da cidade do Franco Borba, a prefeitura viu a necessidade de abertura de
licitação para o projeto e construção de uma nova escola, que se chamará Primeiro Degrau. A escola
municipal será executada em um bairro onde ainda não existe uma escola de ensino básico e
fundamental.
Neste cenário sua empresa participou da licitação e a ganhou, sendo que agora você e a sua
equipe devem realizar uma série de estudos técnicos para avaliar a viabilidade, exequibilidade e
segurança deste projeto.
Antes de se iniciar o planejamento da construção, se faz necessário desenvolver os projetos
estruturais da edificação. Sua equipe precisará determinar o efeito do vento e cargas gravitacionais
sobre uma estrutura hiperestática, calculando seus esforços internos. Com os esforços internos você
deve proceder com o cálculo e dimensionamento da estrutura de concreto armado, para posterior
elaboração do projeto.
De posse do projeto completo, sua equipe precisará planejar a execução do empreendimento.
Será necessário escolher e especificar os materiais utilizados nesta construção, além de avaliar se
estes materiais podem ser usados nas técnicas construtivas que serão empregadas.
Além disso, durante a construção será necessário planejar o canteiro de obras, gerenciar a
entrada de insumos e mão de obra e realizar o controle tecnológico do concreto. Lembre-se de que
a prefeitura exige que medições sejam realizadas para que o pagamento das etapas seja
disponibilizado, desta maneira um controle dos processos executivos e o acompanhamento destes é
fundamental.
Você e seu grupo estão prontos para esse desafio de planejar a construção da escola?
Agora, é com vocês!
Partindo da SGA acima, você e sua equipe deverão analisar os conceitos centrais relacionados ao
tema e realizar as tarefas descritas na sequência.
Tarefa 1: Esforços Internos Solicitantes (Estruturas Hiperestáticas)
Antes da construção da estrutura propriamente dita é necessário projetá-la, calculando os
esforços internos de cada elemento para proceder com o dimensionamento. Um dos locais críticos
da estrutura são as vigas, as vigas vão suportar as lajes e paredes da escola, mostrando-se elementos
importantes no projeto de qualquer edificação.
A Figura 1 mostra a planta de formas dos baldrames da sala dos professores, sua tarefa será
auxiliar no dimensionamento da Viga V01. O esquema estático adotado para a viga está
representado na Figura 1, com 3 apoios nos pilares e continuidade entre os vãos da viga. A viga
também tem diferentes cargas nos vãos pois, entre os pilares P1 e P2 temos uma meia parede, e
entre os pilares P2 e P3, uma parede inteira. Como os vãos também são diferentes, no trecho P1 a
P2, temos uma viga com maior altura, resultando em uma rigidez de 2EI. Enquanto no trecho P2 a P3
temos uma rigidez de EI.

Pede-se determinar os esforços internos da viga hiperestática, pelo processo de cross.
Registre todo o passo a passo utilizado para resolução da viga.
a) Processo de Cross, determinação dos momentos no P2
b) Diagrama de momento fletor, usado para determinar as armaduras da viga.
c) Reação no pilar P2, para dimensionamento da fundação.

Tarefa 2: Controle tecnológico do concreto (Materiais de Construção Civil II)
Durante a concretagem dos elementos estruturais, você e a sua equipe também serão
responsáveis pelo controle tecnológico do concreto. Esta etapa é de fundamental importância para
os engenheiros e construtores terem consciência de que o concreto atingiu ou não a resistência
prevista em projeto e no caso de não ter atingido, tomar as medidas necessárias para que a estrutura
não tenha problemas de manifestações patológicas por não suportar as sobrecargas.
Imagine que o concreto será analisado por amostragem parcial e que chegou à obra para a
moldagem das vigas V10 à V15, os resultados do ensaio de compressão axial aos 28 dias de cura estão
apresentados no Quadro 1:

Sabendo que o Fck estimado em projeto era de 20 MPa, e que o cimento é medido em massa,
a água de amassamento é medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos
em massa combinada com volume (condição de preparo B), responda:
A) O concreto atingiu a resistência requerida? Justifique sua resposta, apresente os cálculos
e faça as verificações.
B) Analisando a dispersão dos dados, o que se pode concluir?

C) No caso do não atingimento da resistência, o que deveria ser feito?
Observações: Consulte a NBR 12655 e utilize:

Sendo n o número de exemplares;
m = n/2 (Despreza-se o valor mais alto de n, se for ímpar).
f1, f2, ..., fm = valores das resistências dos exemplares (ordem crescente)

Tarefa 3: Dimensionando uma viga de concreto armado sob flexão (Estruturas de Concreto Armado
I)
Você e sua equipe deverão conceber e dimensionar o sistema estrutural da escola Primeiro
Degrau e optaram pela utilização de peças pré-fabricadas, uma vez que o terreno em que a edificação
será construída possui um canteiro de obras com espaços limitados e a execução da obra deverá
ocorrer da forma mais rápida possível. Seu grupo de trabalho ficou responsável pelo
dimensionamento da seguinte viga:
Viga de seção retangular de concreto sob ação de momento fletor positivo MK = 5250 kN.cm;
largura de 15 cm; altura de 35 cm; cobrimento de 3,0 cm; aço tipo CA50; concreto classe C25.
a. Determinar a área de armadura longitudinal necessária da viga. Apresentar o passo a passo
de todos os cálculos do dimensionamento. Trata-se de armadura simples ou dupla?
b. Detalhar a seção transversal da viga dimensionada, de acordo com os dados: adotar barras
de aço Φ25mm; bw = 15 cm e h = 35 cm; cobrimento das armaduras c = 3,0 cm; brita 1 = 19
mm; aço CA-50; estribos: Φ6,3mm e armadura de compressão (superior), se for o caso,
Φ8mm. Apresentar o passo a passo da verificação da disposição das armaduras, bem como o
desenho da seção transversal.

Tarefa 4: Planejando um projeto (Gestão de Projetos)
No início do projeto (iniciação) acontece a definição e seleção de um projeto, ou seja, nessa fase, há
a identificação de uma necessidade, um problema ou uma oportunidade, que precisa ter uma

autorização do patrocinador para que o projeto seja iniciado. Após ser “startado”, começado, o
projeto deve seguir as etapas posteriores de forma eficiente.
Neste sentido, responda:
a) Um projeto possui início, meio e fim, além disso, ele é único, logo precisa ser bem gerido.
Para gerir bem um projeto é necessário conhecê-lo a fundo e ter domínio sobre suas etapas.
Neste contexto, descreva de forma detalhada a fase de “Organização e preparação”
(planejamento) e, também, a fase de “Execução do trabalho” (realização).
b) Como um gestor de projetos você deve considerar possíveis falhas, atrasos, riscos e ameaças.
Você enxerga estes pontos como fatores isolados ou fazendo parte do projeto em sua
totalidade? Justifique.
c) Dentro do projeto da construção da escola Primeiro Degrau, a sua empresa está responsável
por esta licitação e você, como gestor deste projeto, verificou que alguns materiais
adquiridos, chegaram dentro no prazo, mas não vieram com a qualidade adequada. Este fator
pode afetar o cronograma do projeto? Justifique.

Tarefa 5: Levantamento de dados para o projeto e construção da Escola Primeiro Degrau
(Tecnologia das Construções I)
A construção de uma escola requer muitos cuidados e o levantamento de informações com o
poder público municipal é muito importante.
Imagine que você e sua equipe terão a primeira reunião com a diretora de Educação do
município e alguns representantes da prefeitura municipal. Para tal vocês precisam estar preparados,
não é mesmo?! Portanto, façam uma lista de quais informações precisam ser levantadas com o poder
público que são essenciais para a confecção do projeto e futuramente a execução da Escola Primeiro
Degrau.
Para a aprovação do projeto junto a prefeitura municipal, cada município possui regras
próprias, de acordo com o Código de obras local. Mas em linhas gerais, descrevam o passo a passo
para a aprovação do projeto.


 

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