PORTFÓLIO BISTRÔ BRASIL E A PANDEMIA

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO O CASO DA EMPRESA BISTRÔ BRASIL 1° reg / 4° flex/ 6° flex

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

DISCIPLINAS :  • Norteadoras do Semestre Letivo.

POSSUI UM TOTAL DE 15 PÁGINAS

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Nessa produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Bistrô
Brasil, apresentado na sequência.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Na Produção Textual Individual você deverá, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Bistrô Brasil. Em um segundo
momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se
nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações
fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas,
web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou
pesquisados por vocês).

No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção
do trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para
que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a
atividade exige.

Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Bistrô Brasil e a pandemia

O Bistrô Brasil é referência em sua cidade, fundado em 1990, possui 30 anos de história e foi
herdado a Paula, pelo seu pai. Paula, que é chef de cozinha, assumiu a gestão do Bistrô Brasil há 10
anos e, neste ínterim, manteve a qualidade, tanto das refeições, como do atendimento e da gestão
da casa.
O Bistrô Brasil é um local democrático, querido na cidade por famílias, casais de namorados,
solteiros e grupos empresariais. Muito animado, com música, drinks e boas refeições, o local sempre
está entre os mais indicados e frequentados da cidade.
Contudo, Paula também lidou com o advento da pandemia, a qual dificultou (e muito) o setor
de bares e restaurantes. Paula precisou demitir colaboradores e se sentiu perdida e confusa, pois se
tratava de um momento inesperado e totalmente novo.
Com o distanciamento social e as normas de saúde o Bistrô Brasil fechou suas portas e o
faturamento caiu. Paula sabia que precisava tomar iniciativas inovadoras para lidar com este
momento imprevisível. Ela possuía compromissos a serem cumpridos, como pagamentos de
fornecedores e salários.
Logo, Paula, como uma boa chef de cozinha que era, pensou logo em “saídas” para esta
situação e desenvolveu novos produtos e novos formatos para colocar no mercado e obter
faturamento. Ela iniciou e experimentou três “saídas empreendedoras”:
Sua primeira iniciativa foi a de fazer caixinhas da alegria, as quais ela batizou de “Bistrô Hour”,
a hora do bistrô. Seriam caixas decoradas, entregues via delivery como presente, ou, também para o
cliente comprar e apreciar em casa um pedacinho do Bistrô Brasil. As caixas continham desde um
café da manhã ou café da tarde, até mesmo delicioso happy hour individual ou para casais.
A segunda opção foi oferecer pães recheados, salgados, bolos, bolachas, compotas, geléias e
até cafés diferenciados via delivery para que o Bistrô Brasil continuasse firme e forte na casa de seus
clientes.
Sua terceira ideia foi aproveitar a cozinha durante a manhã também e implementou almoços
com pratos feitos, o famoso “PF”, na marmitinha, chamado de “Box Brasil”. Ela desenvolveu um
cardápio que vai da comida brasileira até a italiana, com um bom custo X benefício em suas marmitas
para o almoço de seus clientes.
Uau! Paula teve bastante trabalho, mas o que não faltou foram boas ideias para implementar
em seu bistrô e ter boas saídas para este momento difícil.
Deste modo, temos o cenário, no qual você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa
Bistrô Brasil tenha domínio acerca de sua “saída empreendedora”. Para tal, ajude Paula a elaborar
um bom planejamento de gestão para este novo formato implementado pelo bistrô, transformando
isto em um projeto que auxilie a Paula.
2. Agora, é com você!
Você, como gestor(a) de projetos, ajudará a Paula do Bistrô Brasil. Paula passou por
momentos instáveis, mas teve agilidade e se firmou com novas ideias que trouxeram prosperidade,
esperança e, também lucros, neste momento tão delicado e inesperado provindo da pandemia de
COVID-19. Logo, ela quer gerir melhor toda essa situação que aconteceu de forma muito rápida. Para
tal, responda as questões a seguir acerca da gestão destas novas “saídas empreendedoras”
encontradas pela Paula no Bistrô Brasil e, assim, estruture o projeto.

Passo 1:
O Bistrô, como empresa familiar, em que Paula dá seguimento à tradição da família, precisa,
além disso, estar atento à necessidade de manter-se em um estado de inovação constante para que
a empresa possa continuar competitiva, mesmo diante das contingências que se apresentam na
prática empresarial.
Você deve apresentar à Paula as características do Método Canvas, justificando porque ele
é importante para uma empresa e deve conceituar o diferencial competitivo.
Ademais, sua equipe deve conceituar os tipos de inovação que podem ser praticados pelo
Bistrô, e apontar qual ou quais os tipos mais indicados para a empresa, considerando suas
características particulares.
Passo 2:
Sabe-se que a gestão da qualidade dentro de um projeto começa na análise dos conceitos
levantados de acordo com a necessidade do cliente, assim como suas expectativas e especificações
do produto. Portanto, quando o produto de um projeto satisfizer as necessidades do cliente,
atendendo a todos os seus requisitos e podendo ser usado da forma como foi imaginado, ele
definitivamente atendeu aos critérios de qualidade estipulados.
Paula precisa que seu projeto novo tenha qualidade e seja bem aceito por seus
consumidores. Logo, pensando sobre a qualidade de um projeto, analise e responda as colocações
a seguir para contribuir com a Paula e seu bistrô:
1. Sabe-se que um projeto é algo único, o qual possui um cronograma pré-determinado, um escopo
e demanda recursos financeiros, estes três pontos (custo, tempo e escopo) em um projeto são
chamados de restrição tripla. A qualidade é parte da restrição tripla do projeto, ela está subentendida
e o permeia, logo, sofre os efeitos das decisões dos outros itens contidos na restrição tripla. A qualidade
deve atender a pelo menos três critérios, quais são estes critérios? Descreva-os na intenção de esclarecê-los
para Paula.
2. Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir
e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto.
Neste contexto, considere as metodologias da qualidade e descreva metodologia “Lean”, na
sequência explique como Paula pode utilizá-la no Bistrô Brasil neste momento.
3. Quais saídas empreendedoras, além das que ela já aplica, a Paula poderia trazer para seu negócio
pensando nos finais de semana do Bistrô Brasil? Use sua criatividade e monte uma nova
oportunidade de vendas, que valorize o ato de “ficar em casa” e oferte muita qualidade e valor
agregado ao cliente.
Passo 3:
Os impactos econômicos diante do processo de pandemia e pós-pandemia ainda se
constituem como imensuráveis, ou seja, não se sabe ao certo as dimensões destes impactos, mas o
que se sabe é que há um movimento significativo, principalmente de pequenas empresas, para
encontrar caminhos para que sejam minimamente mantidas as atividades econômicas. No caso
específico da SGA, nos deparamos com o desafio de apresentar propostas para que Paula mantenha
seu bistrô em funcionamento.
Algumas possibilidades podem ser vislumbradas, principalmente acerca de estratégias que
utilizem como ferramenta, os recursos das tecnologias da informação e da comunicação. Entendendo
que houve um aumento significativo de compras pela internet, no Brasil e no mundo, Paula poderia
investir em canais que possam expandir as vendas dos seus produtos não só no Brasil, mas por
exemplo, em países da América Latina.
A pergunta, portanto, seria: como o debate sobre os impactos da globalização podem laçar
luzes neste momento de reconstrução da economia, comércio e trocas? Essa análise deve ser
acompanhada de uma percepção crítica sobre a realidade social da qual Paula está inserida; uma
vez que, ela pode utilizar esses instrumentos como possibilidade de ampliar a carta de clientes e
estabelecer contato e outras formas de comercializar seus produtos.


Passo 4:
A situação enfrentada pelo Bistrô, da propriedade de Paula, reflete mais um caso dentre os
milhares existentes atualmente. Infelizmente, desde as primeiras notícias da chegada da COVID-19
ao Brasil, a nossa realidade econômica e social alterou de forma significativa.
Isso não impediu, todavia, que diversos comerciantes e empresários se reinventassem, por
meio da criação de novos produtos, novas formas de atendimento e, inclusive, novas relações de
trabalho, a exemplo de diferentes formas de contratação de pessoal.
Nesse contexto, o Bistrô, procurando saídas para a crise e, ao mesmo tempo, preocupado
com as questões de ordem social, buscou encontrar alternativas de contratação de trabalhadores,
de modo a atender à oscilação de demanda no mercado. Paula também tinha a intenção de
estabelecer novas regras nas relações com seus colaboradores, que correspondesse à realidade
atual, mas, em contrapartida, sem violar a legislação trabalhista.

Em suma, Paula pretendia:
• Criar novos contratos de trabalho devidamente formalizados, com cozinheiras e garçons, que
pudessem ser convocados de acordo com a demanda, como, por exemplo, nos finais de semana e
em feriados. A prestação de serviços ocorreria mediante subordinação, em que o Bistrô seria o
empregador, porém de forma não contínua, havendo alternância de períodos de prestação de
serviços e de inatividade.
• Estabelecer mediante acordo coletivo de trabalho a remuneração por produtividade e por
desempenho individual, no sentido de estimular os trabalhadores, incluindo as gorjetas recebidas
pelos garçons, cobradas a título de taxa de serviços.
Com base nas pretensões de Paula:
1. Aponte e explique qual modalidade de contrato de trabalho poderá ser adotada pelo Bistrô,
considerando as características da contratação pretendida. Não deixe de informar como poderá ser
realizada a convocação do trabalhador bem como o seu pagamento, nos termos previstos na CLT.
2. A proposta de estabelecer, mediante acordo coletivo de trabalho, regras próprias de remuneração
por produtividade e desempenho individual é viável legalmente? Justifique sua resposta, informando
ainda as possíveis vantagens desse tipo de remuneração.


Passo 5:
Diante a um cenário de negócios ainda incerto, é certo que Paula terá que inovar e buscar
novas “saídas empreendedoras”. Auxiliando ainda, a atividade anterior que pede ideias criativas para
o Bistrô, o aluno deve compreender melhor a ferramenta de Benchmarking para auxiliar neste
processo. Assim, conforme Rodrigues (2016,):
“O gestor moderno deve estar atento ao que acontece no ambiente da empresa, pois é lá
que identifica boas práticas a serem replicadas e aprimoradas, e é lá que estão os principais riscos.
Entretanto, o benchmarking também pode ser utilizado internamente, buscando por essas boas
práticas e oportunidades de melhorias pesquisando uma área da empresa.” (RODRIGUES, 2016 p.90)
Desta maneira, pede-se:
1. Faça uma pesquisa teórica e fale sobre o Benchmarking. Após a pesquisa, disserte sobre a
importância do Benchmarking dentro do contexto da SGA (Situação Geradora de Aprendizagem)
e/ou das dificuldades que o Bistrô enfrenta. Desenvolver de um a dois parágrafos, conforme a
necessidade e o objetivo da atividade.
2. Após o entendimento da prática do Benchmarking, pesquise o que as pequenas empresas têm
feito para inovar e sobreviver no mercado pós pandemia. Apresente dois exemplos que podem ser
praticados pela Paula no seu Bistrô. (Apresente a fonte de pesquisa.)
3. Ao deparar-se com o atual cenário de negócios, a inovação e o conhecimento tornam-se a chave
para manter a empresa competitiva. Para garantir isso, é primordial que, Paula desenvolva em sua
empresa, um ambiente organizacional criativo. Quais são os caminhos (componentes) para criar este
ambiente dentro da empresa? Para responder, utilize o contexto da SGA.


 

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