PORTFÓLIO A REINVENÇÃO DAS VENDAS: AS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS PARA GERAR RECEITAS NA PANDEMIA DE COVID 19

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO A REINVENÇÃO DAS VENDAS: AS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS PARA GERAR RECEITAS NA PANDEMIA DE COVID 19

Curso: Administração

Semestre: 7° e 8°

POSSUI UM TOTAL DE 20 PÁGINAS


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A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “A reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19”. Com essa temática objetivamos possibilitar a vocês, estudantes, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.

Passo 1 – Determinação do Índice de Pedido Perfeito da Pizzaria Bela Dona Como mencionado na SGA, a Pizzaria Bela Dona não trabalhava com delivery. Entretanto,
teve que recorrer à essa estratégia para que pudesse dar continuidade a sua operacionalização e funcionamento no mercado. Porém, ao final do segundo mês, o proprietário constatou que as reclamações dos clientes tinham aumentado exponencialmente. Ao recorrer a um amigo e lhe
 explicar o problema, lhe foi sugerido que Miguel calculasse o Índice de Perdido Perfeito da pizzaria a fim de identificar o nível de serviço logístico que era entregue aos seus clientes. Seguindo o conselho do amigo, Miguel levantou as seguintes informações referentes aos últimos dois meses:

O total de pizzas vendidas por delivery no período analisado foi de 550 pizzas. Desse montante, 11 pedidos foram registrados errados no momento da ligação do cliente; 16 pizzas
sofreram atraso no momento da montagem porque os produtos que as compunham haviam sido separados erroneamente, fato esse que gerou um alto volume de retrabalho; o prazo prometido pela pizzaria para uma entrega é de, em média, 40 minutos e, 66 pedidos foram entregues com tempo superior a esse prazo; do total de pedidos que ocorreram ao longo dos dois últimos meses, 46 clientes reclamaram que seus produtos chegaram avariados (embalagem danificada, massa ou recheios queimados, entre outros) e, por fim, Miguel ainda verificou que, em 34 ocasiões, a responsável pelo faturamento e cobrança do pedido, lançou o produto errado que contribui para que produtos fossem cobrados com preços maiores ou menores daqueles que realmente possuíam. Desse modo, de posse das informações disponibilizadas, você e sua equipe deverá calcular o Índice de Pedido Perfeito da Pizzaria Bela Dona e, considerando que o objetivo proposto para esse índice é de 90%, determinar se a empresa em questão apresenta ou não níveis satisfatórios em relação aos seus processos logísticos internos e, dessa forma, poder identificar os motivos que tem gerado tanta insatisfação entre os clientes.

Passo 2 – Capacidade produtiva e o entendimento do processo

1) Determinar a:
1.1) Capacidade Instalada (ou de Projeto);
1.2) Capacidade Nominal;
1.3) Capacidade Efetiva.

2) Elaborar um SIPOC para a pizzaria Bela Dona, pois para atingir a capacidade desejada é importante conseguir administrar de forma efetiva e entender seus processos.

Passo 3 – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

A cadeia de suprimentos pode ser definida como todos os processos e agentes responsáveis, direta ou indiretamente, por produzir e disponibilizar um produto ou serviço ao mercado
consumidor. Embora uma organização comercial do ramo de alimentação demonstre inúmeras particularidades que a diferencie de uma organização industrial, é correto afirmar que sua cadeia de suprimentos pode apresentar os mesmos subprocessos de qualquer outra empresa. Desse modo, para que os procedimentos internos e externos ocorram de maneira eficaz e para que possam efetivamente gerar valor para os clientes, torna-se imprescindível a integração dos quatro subprocessos que integram a cadeia de suprimentos: a logística de aquisição; a logística de produção; a logística de distribuição e a logística reversa. Nesse contexto, discorra sobre esses subprocessos evidenciando as responsabilidades e incumbência de cada um e, ao final, você e sua equipe deverá apresentar exemplos que relacione cada subprocesso com as atividades desenvolvidas pela Pizzaria Bela Dona.

Passo 4 – Gestão e Controle da Qualidade na produção e entrega das pizzas Bela Dona

Pensem em uma etapa central do processo produtivo deste novo produto envolvendo a questão da embalagem e entrega e responda:
1. Descrição do item e/ou funções (atividade, tarefa etc.)
2. Qual seria a falha potencial que poderia acontecer nesta atividade?
3. Qual seria o problema acarretado ao usuário decorrente da ocorrência desta falha?
4. Quais foram os motivos que levaram a esta falha?
5. Como seria feito o controle para prevenir que esta falha viesse a ocorrer?
6. Como seria feito o acompanhamento para detecção da falha?
7. Quais as ações práticas para prevenção ou até mesmo extinção da falha?

8. Qual o responsável pela ação a ser realizada e em qual etapa do processo produtivo?
9. Como será acompanhado o plano de ação e seus respectivos resultados para a produção deste produto?
10. Quais foram os principais aspectos do produto levados em consideração para este processo analisado?

Passo 5 – Liderança em tempos de crise

1. Como um bom líder pode ser um diferencial diante dos impactos da pandemia e Lockdown. Qual a importância de uma liderança que consiga lidar com as constantes mudanças que se apresentam no mundo dos negócios e como essa liderança impacta nas ações de seus liderados.
2. Enumere no mínimo três estratégias e ações que considera ser um diferencial de gestão para as organizações que conseguiram ter êxito nas suas vendas durante o período de pandemia. Justifique utilizando artigos e cases. A partir do benchmarking
[1], desenvolva no mínimo três estratégias de gestão para Pizzaria Bela Dona. Justifique suas escolhas, explicando com suas palavras.


 

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