PORTFÓLIO A LEITURA LITERÁRIA DO GÊNERO CRÔNICA, CONSIDERANDO A LITERATURA INFANTO-JUVENIL, E OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS CORRESPONDENTES À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO A LEITURA LITERÁRIA DO GÊNERO CRÔNICA, CONSIDERANDO A LITERATURA INFANTO-JUVENIL, E OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS CORRESPONDENTES À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ︱CURSO: LETRAS ︱POSSUI UM TOTAL DE 18 PÁGINAS

 

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A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a leitura
literária do gênero crônica, considerando a literatura infanto-juvenil, e os aspectos linguísticos
correspondentes à diversidade linguística, no 9° ano do Ensino Fundamental II. Escolhemos essa
temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas deste semestre.

1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
um Plano de Ensino, tendo como foco o trabalho com a leitura literária do gênero crônica e a
diversidade linguística.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, tome
como exemplo o caso que apresentaremos a seguir:
Pedro é professor de Língua Portuguesa de uma escola da rede pública do interior do país. No
início do ano letivo, ele assumiu todas as turmas de 9o ano, dos períodos matutino e vespertino.
Pedro sentiu-se bastante desafiado, pois era a primeira vez que trabalhava com turmas que estavam
tão próximas ao Ensino Médio, visto que desde o início da sua carreira estava acostumado a interagir
com alunos dos 6o e 7o anos. Nas primeiras aulas ministradas, percebeu que lidava com turmas
bastante heterogêneas e começou a buscar um ponto em comum entre esses alunos, para que
pudesse preparar aulas prazerosas e que tivessem bons resultados, considerando as orientações dos
documentos oficiais voltados à educação. Certo dia, observando um grupo de alunos em sala de aula,
notou que eles gostavam de ler crônicas, logo teve a ideia de aliar a leitura do gênero literário crônica
aos aspectos linguísticos que seriam trabalhados no bimestre, visto que constava em seu
planejamento o conteúdo de variação linguística. Lembrou-se da leitura que tinha feito da crônica
“Melhorou-la”, de Flávio José Cardozo, e acreditou ser possível trazê-la para a sala de aula e trabalhar
com os conteúdos propostos. Pedro, animado com a proposta, procurou elaborar um plano de ensino
a fim de descrever os conteúdos que seriam trabalhados e de que maneira iria desenvolvê-los.
Buscou ajuda em textos sobre a leitura literária na escola, como ensinar literatura e abordar as
especificidades do texto literário bem como aspectos relacionados à diversidade linguística. Após as
leituras iniciou a elaboração do plano de ensino.


Situação-problema:

Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar
na situação do professor Pedro e elaborar um Plano de Ensino para uma turma de 9o ano, aliando a
leitura do texto literário crônica à diversidade da língua.

Desse modo, o Plano de Ensino que você irá elaborar deverá levar em conta esse cenário
desafiador e propor um trabalho que considere a crônica “Melhorou-la” de Flávio José Cardozo, e a
análise dos aspectos relacionados à diversidade linguística.
Para auxiliá-lo na elaboração do trabalho, você deve realizar as seguintes etapas:
1. Ler a crônica “Melhorou-la” (2003), de Flávio José Cardozo. (ANEXO 1)
2. Analisar as especificidades do texto literário. (ANEXO 2)
3. Identificar como deve ser a leitura do texto literário em sala de aula. (ANEXO 3)
4. Discutir sobre a diversidade linguística na escola e os aspectos da língua que aparecem na
crônica. (ANEXO 4)
5. Elaborar um Plano de ensino, a ser desenvolvido em 4 (quatro) aulas, que leve em conta a
proposta da situação-problema, seguindo o modelo disponibilizado.
Os textos abaixo podem ajudá-lo a embasar teoricamente o Plano de ensino:
▪ Crônica: “Melhorou-la”.
CARDOZO, Flávio José. Melhorou-la. In.: ______. Uns papéis que voam. São Paulo: FTD.
2003, p. 8-10. (ANEXO 1)
▪ Capítulo de livro: “As especificidades do texto literário”.
RIOLFI, Cláudia et al. As especificidades do texto literário. In:______. Ensino de Língua
Portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2014. (ANEXO 2)
▪ Vídeo: “Ensino de literatura”.
Disponível em: https://bit.ly/2FxhTEo. Acesso em: 20 jul. 2020.
▪ Texto: Leitura literária na escola.
SANTOS, Leonor Werneck. Leitura literária na escola. Interdisciplinar. Ano IX, v.21, jul./dez.
2014, p. 21-33. (ANEXO 3)
▪ Texto: A educação e a diversidade linguística.

SILVA JUNIOR, Joao Santos da. A educação e a diversidade linguística. Disponível em:

linguistica.htm>. Acesso em: 11 jul. 2020. (ANEXO 4)

Além desses textos sugeridos, você pode também reler os materiais das disciplinas para a
elaboração da proposta.
Após o processo de reflexão, dê início à elaboração da proposta de ensino, organizando-a com
base nos seguintes critérios:
Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
Introdução: Apresentar o tema do Plano de ensino, a justificativa, os objetivos gerais e específicos,
os conteúdos a serem tratados pelo professor e o que você pretende desenvolver no plano de
trabalho. (Ao menos 1 lauda).
Desenvolvimento: Para o desenvolvimento do trabalho, você deve realizar:
a. Uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, abordando o ensino de literatura, a leitura
literária, as especificidades do texto literário e a abordagem da diversidade linguística na escola. Você
pode se respaldar nas leituras sugeridas. (Ao menos 3 laudas).
b. O Plano de Ensino (utilize o modelo a seguir). (Ao menos 2 laudas) PLANO DE ENSINO

Identificação da escola: Você deve colocar o nome de uma escola fictícia.
Período de realização: dias em que a proposta fictícia será realizada, levando em consideração a
especificação de 4 (quatro) aulas.
Turma: 9o ano do ensino fundamental II.
Cronograma de atividades: período de realização de cada proposta. Se preferirem pode colocar
em forma de quadro.
Percurso metodológico:
Descreva aqui cada uma das atividades/etapas a serem realizadas de forma detalhada. (de 3 a 5
atividades).
Recursos:
Apresente os recursos materiais e didáticos necessários (Datashow, cartolina, tesoura, revistas,
textos, vídeos, entre outros).
Se optar por utilizar textos, vídeos ou imagens deve colocá-los em anexo na íntegra ou a indicação
do link para acesso.
Avaliação: Descreva como as propostas serão avaliadas.

Referências:
Apresente todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a
síntese do posicionamento em relação à proposta elaborada. (Ao menos 1 lauda)
Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.
Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.

 

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