Portfólio A intervenção pedagógica do professor de educação física diante dos conceitos de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de escolaridade

Código: KH5FMUHXF-intervencao-pedagogica
R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 33,00 sem juros
    • 2x de R$ 16,50 sem juros
    • 3x de R$ 11,00 sem juros
  • R$ 33,00 Boleto Bancário
  • R$ 30,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DOS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO, A PARTIR DA SUA ATUAÇÃO EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE 7° semestre

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINAS : •Educação de Jovens e adultos • Educação e Diversidade • Educação Inclusiva • Práticas Pedagógicas em Educação Físíca: cult. corp.e cida. • Fisiologia do Exercício • Psicologia da Educação e da Aprendizagem

POSSUI UM TOTAL DE 11 PÁGINAS

ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.

PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS

PASSO 3. CLIQUE NO NUMERO DO PEDIDO.

PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo terá como tema “A intervenção
pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos de diversidade e
inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de escolaridade”

Atualmente se faz necessário a presença de profissionais qualificados para atuar em
contextos educacionais cada vez mais plurais e complexos. O professor de Educação Física,

ao ensinar seus conteúdos, também se depara com a diversidade, e deve estar preparado
para promover uma educação democrática e inclusiva, voltada às diferenças. Neste percurso
muitos desafios se impõem e para superá-los um dos caminhos se faz evidente: a
necessidade constate de construção e aprofundamento dos seus conhecimentos.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
1° PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO

TEMA: A intervenção pedagógica do professor de Educação Física diante dos
conceitos de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de
escolaridade”

✓ Vocês deverão fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados:

OLIVEIRA, R. C. de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões,
Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637876.

FERREIRA, F. M.; DAOLIO, J. Educação física escolar e inclusão: alguns desencontros.
Kinesis, Santa Maria, v. 2, n. 32, p. 52-68, 2014. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/16505.

CAETANO, S. P. N.; SANTOS, M. R. dos. Educação Física na Educação de Jovens e
Adultos: Um Relato De Experiência. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE,
Curitiba- Pr, 2011.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4564_3561.pdf

✓ Fazer a discussão destas referências em grupo;
✓ Após leitura e discussão dos textos propostos, vocês deverão redigir uma produção
textual, em forma de texto crítico-argumentativo, com o tema: A intervenção

pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos de
diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de
escolaridade”.
✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados,
além de uma reflexão sobre a prática do profissional de Educação Física, fazendo a
interlocução entre: a ação docente no ensino de jovens e adultos, a educação
inclusiva e voltada à diversidade.
✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a
respeito do tema desta etapa de produção de texto com artigos científicos de fontes
confiáveis, livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.

Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT.

2° PARTE – RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Objetivo: Integrar os aspectos teóricos materializados diante de um cenário prático, de
forma interdisciplinar, para a resolução de uma situação real da área, com o tema “Ensino
de Educação Física no Ensino Médio: temas relacionados à fisiologia do exercício”.

Situação-Problema (SP)
Diogo é um professor de Educação Física com pouco tempo de formação. Entretanto, devido
a todo seu esforço e dedicação durante os estudos na faculdade, Diogo não demorou para
conseguir emprego em uma escola privada de sua cidade. O diretor da escola indicou as
turmas do Ensino Médio para ele assumir, a partir de aulas teóricas e práticas. A proposta
inicial foi estudar sobre os exercícios físicos e seus efeitos no organismo dos alunos,
considerando as várias diferenças entre eles. Diogo entende que propiciar aos jovens
estudos sobre alguns aspectos relacionados à fisiologia do exercício proporciona uma
ampliação sobre o “olhar” dos alunos acerca da temática da saúde, alertando ainda sobre

os variados problemas de saúde que tantas pessoas sofrem. Dentre os diversos temas
abordados e discutidos, três se destacaram nas turmas que ele lecionava, devido às
principais dúvidas e queixas dos alunos:

a) Resistência cardiorrespiratória muito baixa.
b) Baixos níveis de Força muscular
C) Sobrepeso e obesidade

Caro (s) aluno (s), ao analisar estes três tópicos, e sabendo que é importante diminuir os

fatores de risco que podem causar disfunções crônico-degenerativas aos alunos, questiona- se:

a) Que tipo de metabolismo está associado as atividades cardiorrespiratórias e de força
muscular? Explique sua resposta.
b) Quais poderiam ser os exercícios/atividades físicas indicadas aos alunos? Justifique
as respostas utilizando seus conhecimentos de fisiologia do exercício.
c) Quais aspectos os docentes poderiam estudar nas aulas, a partir destes três temas?

Diante do cenário aqui posto, tentem fazer o exercício de se colocar no lugar de Diogo e
demonstrem todo o conhecimento de vocês sobre este tema. Vamos lá!

Aqui segue duas referências que podem colaboram com a resolução da situação:

ROWLAND, Thomas W. Fisiologia do exercício na criança. 2ed. Barueri, SP: Manole,
2008. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520449899/cfi/0!/4/4@0.00:0.00

MCARDLE, Willian; KACHT, Frank; KACHT, Victor. Fisiologia do exercício: nutrição,
energia e desempenho humano. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Disponível
em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527730167/cfi/6/2!/4/2/2@0:0


 

R$ 33,00
até 3x de R$ 11,00 sem juros
ou R$ 30,00 via Pagamento na entrega
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagHiper
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Assessoria especializada na elaboração de trabalhos acadêmicos. Atuamos desde 2017. Garantimos aprovação no seu trabalho acadêmico. Entre e confira! Portfólio pronto Portfólioo EAD - Portfólio Pronto, Trabalhos Acadêmicos