Portfólio A criação de um projeto de intervenção (em uma comunidade) com o tema contemporâneo transversal previsto na (BNCC) Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras

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DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO A CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO (EM UMA COMUNIDADE) INTERDISCIPLINAR COM O TEMA CONTEMPORÂNEO TRANSVERSAL PREVISTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) ‘EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO NAS MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS BRASILEIRAS 6° e 7° semestre

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS :  • Aprendizagem da Matemática • Aprendizagem da Língua Portuguesa • Aprendizagem de Ciências Naturais • Aprendizagem da Geografia e da História • Pedagogia em Espaços não Escolares • Estágio curricular obrigatório III: gestão educacional e espaços não escolares.

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A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática A criação
de um Projeto de Intervenção (em uma comunidade) Interdisciplinar com o tema contemporâneo
transversal previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ‘Educação para valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’. Escolhemos essa temática para
favorecer o estudo sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares. (BRASIL. Base Nacional
Comum Curricular. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).
A educação brasileira tem passado por significativas alterações, dentre elas, destacam-se as
mudanças no processo de ensino e aprendizagem decorrentes da Base Nacional Comum (BNCC),
documento que serve de sustentação para a educação básica brasileira e direciona quais
conhecimentos e habilidades os alunos têm o direito de aprender durante toda a vida escolar. Além
disso, a BNCC norteia para a formação e a promoção de uma educação integral e com
desenvolvimento pleno dos estudantes.
Nesse sentido, a BNCC reconhece que a educação básica deve promover o desenvolvimento
humano global, assim, distanciando-se da ótica reducionista voltada exclusivamente à dimensão
cognitiva do aluno, mas buscando temáticas que afetam a vida em aspectos gerais e sociais, as quais
foram incorporados, pela BNCC, com uma abordagem transversal e integradora.
Essas temáticas são colocadas como os Temas Contemporâneos Transversais, os quais
contêm aprendizagens indispensáveis a todos os estudantes e, portanto, são uma referência

obrigatória para elaboração ou adequação dos currículos e demais propostas pedagógicas. É
necessário considerar que os componentes curriculares devem articulá-los com aspectos que afetam
a vida humana em todas as escalas: global, regional e individual.
Sabendo que a interdisciplinaridade opõe-se à fragmentação dos saberes e,
concomitantemente, é capaz de assegurar a interconexão disciplinar, a educação intercultural e
multicultural a partir de diferentes olhares, linguagens e percepções, constitui-se como uma
estratégia eficaz para abordar os temas emergentes da realidade a qual a sociedade está inserida.
E ao partir dessa recente realidade que lança, diariamente, grandes contendas e desafios, um
tema salta aos olhos por causar alvoroço, rebuliço, reflexões e revoltas: o multiculturalismo e a noção
de alteridade, ou seja, dentre os Temas Contemporâneos Transversais abordados na BNCC, para esta
produção textual, o foco será a ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes
históricas e culturais brasileiras’.
Essa temática canaliza a complexidade inerente a todo ser humano, independente do lugar
que ele ocupa nesse momento, ou seja, envolve alunos, professores, demais funcionários da escola,
família, membros da comunidade nos seus mais diferentes aspectos. Ela faz parte do emaranhado
de contextos (social, cultural, familiar, profissional, econômico) que esses sujeitos estão imersos.
Logo, é impossível delimitar essa temática a um ou alguns componentes curriculares, o que exige de
nós, educadores, uma postura interdisciplinar e, consequentemente, aponta a urgência e a
necessidade de pensar em estratégias que contribuam para a atenuar essa lacuna.
Diante de todo esse contexto, destaca-se a importância da estruturação de um projeto
atrativo para ser trabalhado com a comunidade escolar e com a comunidade ao entorno da escola.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Situação geradora de aprendizagem

Rute é uma pedagoga que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal
de seu município. Bastante engajada com a formação integral de seus alunos, tem se atentado aos
Temas Contemporâneos Transversais abordados na BNCC. No entanto, Rute observou que a BNCC
pouco se estendeu sobre os temas de abordagem transversal, logo, está com muitas dúvidas e

questionamentos sobre como fazer a articulação dos temas com os demais conteúdos e, ainda, como
trabalhar os temas de forma contextualizada e dentro dos componentes curriculares.
Dentre os temas transversais, Rute está idealizando um projeto de intervenção com seus
alunos e com a comunidade ao entorno da escola a partir do tema “Educação para valorização do
multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras”, mas está com bastante dificuldades
para organizar as atividades a serem desenvolvidas.
Agora, é com vocês!
Vamos ajudar Rute trabalhar o tema transversal de maneira interdisciplinar, considerando as
disciplinas do semestre.

Situação-problema

A professora Rute começou a refletir sobre a elaboração do projeto de intervenção, mas
muitas dúvidas permearam seus pensamentos: “Como esse projeto de intervenção alcançará as
crianças, seus familiares e a comunidade?” e “Como posso articular as disciplinas com o tema
contemporâneo transversal?”.
Para iniciar e, efetivamente, colocar o projeto em ação, Rute precisa estruturá-lo. A partir da
informação recebida, a professora começou a elaborar o projeto.
O desafio do grupo, agora, é:
Colocar-se no lugar da professora Rute, refletir sobre as particularidades do trabalho a ser
desenvolvido e elaborar um projeto de intervenção voltado às crianças dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental e à comunidade ao entorno da escola.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, o seu grupo (2 a
7 participantes) deverá:

a) Ler os textos disponibilizados em anexo:

Texto 1
BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporan
eos.pdf. Acesso em: 17 dez. 2020.
Texto 2
RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações para a educação.

Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suas-
implicaes-na-educao. Acesso em: 17 dez. 2020.

Texto 3
BATISTA, Ana Carla Schiavinato; ESTACHESKI, Joice. Pedagogia em espaços não escolares. Londrina:
Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. Concentrar o estudo nas seções 3.2, 3.3, 4.1, 4.2 e 4.3

b) A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelos acadêmicos:

1o) Elaborar a introdução da produção textual. Neste tópico, a equipe deverá fazer, com até uma
página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância
de sua realização.
2o) Para o desenvolvimento do trabalho, deve ser elaborado:
I. Um texto, de duas a três páginas, apresentando uma reflexão sobre a atuação do pedagogo
frente ao trabalho desenvolvido em comunidade sobre as concepções de multiculturalismo.
II. O projeto de intervenção interdisciplinar a ser aplicado com os alunos dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental e com a comunidade ao entorno, com um viés do tema contemporâneo
transversal previsto na BNCC ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes
históricas e culturais brasileiras’, considerando a vasta gama de possibilidades dentro do
multiculturalismo.
Adotem o modelo a seguir:

3o) Para finalizar, a equipe deverá fazer suas considerações finais, apresentando a conclusão do seu
trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto (até 1 página).
6o) Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.

7o) Referências: não se esquecer de listar todos os autores e materiais que utilizaram para
desenvolver o trabalho.


 

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