PORTFÓLIO A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS CORPORAIS MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS

Código: YKVAYENM4-analisedosmovimentos
R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 30,00 sem juros
    • 2x de R$ 15,00 sem juros
    • 3x de R$ 10,00 sem juros
    • 4x de R$ 8,07
    • 5x de R$ 6,55
    • 6x de R$ 5,54
  • R$ 30,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

DESCRIÇÃO


PORTFÓLIO A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS CORPORAIS MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS  ︱CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA ︱POSSUI UM TOTAL DE 13 PÁGINAS

 

ASSIM QUE O PAGAMENTO FOR APROVADO SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

PASSO 1 . ACESSE SUA CONTA COM EMAIL E SENHA CADASTRADOS.
PASSO 2. ENTRE NA ABA MEUS PEDIDOS
PASSO 3. SELECIONE O NUMERO DO PEDIDO.
PASSO 4. ACESSE DOWLOANDS PARA BAIXAR O ARQUIVO DOC.
 

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “A
análise dos movimentos corporais mediada pelo uso das tecnologias”. Esta temática foi desenvolvida
com o intuito de aliar os aspectos teóricos e práticos da profissão com os conteúdos teóricos
desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
Para tanto, apresentamos a seguir a contextualização da proposta.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Por meio da leitura da Situação Geradora de Aprendizagem descrita abaixo e, também, da
Situação-problema destacada, você deve elaborar um relatório com os tópicos referentes ao tema
proposto, abrangendo a utilização de tecnologias na educação, e também, especificamente na área
de Educação Física e as relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

1. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação transformaram as relações humanas.
Em tal cenário, a escola e seus agentes, pilares importantes da organização social, estão alheios e se
adaptando às mudanças atuais. Atualmente no segmento educacional, o desafio dos educadores está
centrado, também, nos recursos digitais e essa utilização pode promover a motivação dos alunos
levando-os a um maior engajamento nas atividades propostas.
Aprender, ensinar, informar, comunicar sempre estiveram presentes na sociedade, contudo,
é preciso refletir sobre como planejar de modo articulado os conteúdos estudados com as
tecnologias a fim de serem inseridas nas práticas pedagógicas dos educadores de modo significativo.
É importante destacar ainda, que o uso das tecnologias digitais é uma das competências gerais da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define as aprendizagens
essenciais da Educação Básica, e afirma a importância de “compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas

práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva" (BRASIL, 2017, p. 9).
Especificamente para o ensino de Educação Física no Ensino Fundamental, uma das
competências é compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a
organização da vida coletiva e individual, lembrando também, que nesse documento a "competência
é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas,
cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida
cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho (BRASIL, 2017, p. 8).
Nesse sentido, compreendendo o uso das tecnologias nos ambientes de aprendizagem, elas
podem compreender sua utilização não somente para o processo de aprendizagem das habilidades
e competências, mas para a avaliação multidimensional desse processo, que por sua vez está
permeada por aspectos como desafio, níveis de dificuldade gradativos, estímulo e valorização de
descobertas e conclusões alcançadas.
No caso da Educação Física, estudos tem indicado várias ferramentas tecnológicas para
auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades das práticas corporais “[...] entendidas
como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos
sociais no decorrer da história” (BRASIL, 2017, p. 213), que possui o movimento corporal como um
dos seus elementos fundamentais.
Assim, os recursos contidos nas ferramentas tecnológicas podem auxiliar a análise do
movimento, como, capturas em imagens e vídeos de alta resolução, vídeos que podem ser
fragmentados em milésimos de segundos, pausa e retomada da visualização.
Estes recursos variados, dentro de um aplicativo ou software, podem colaborar com as
justificativas em relação à visualização dos movimentos inadequados. Deste modo, a tecnologia pode
contribuir, desde o princípio, para auxiliar na correção de uma técnica de movimento equivocada.
3. Situação-problema (SP):
Laura é uma profissional de Educação Física, recém-formada, que acabou de ser contratada
como professora em sua especialidade para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um

colégio particular de seu município. Empolgada com a oportunidade, a professora realiza um
planejamento prévio de ações pautando-se não apenas no ensino de modalidades esportivas
específicas, mas na compreensão e correção dos movimentos. Para esta correção, Laura planejou
utilizar um aplicativo de smartphone chamado Analise o Movimento, o qual é caracterizado pela
análise de vídeos e fotos, além de posterior cálculo de variáveis relacionadas à análise como Ângulos
relativos e absolutos. Ademais, o aplicativo atribui classificações ao movimento analisado, como
Excelente, Bom e Regular, a serem escolhidos pelo professor e armazenados em planilha gerada pelo
programa para acompanhamento durante um período (ex.: ano letivo). Para analisar corretamente,
Laura deverá posicionar a câmera de forma específica de acordo com os planos e eixos do movimento
a ser realizado, além de conhecer as ações articulares características.
Desta forma, elabore um relatório que contenha as orientações de produção textual a seguir,
referentes às possibilidades de análise por meio do aplicativo Analise o Movimento e que contenha
as respostas para os seguintes questionamentos:
• Qual a importância da utilização de recursos tecnológicos, pensando na prática pedagógica
de sala de aula?
• Quais são os planos e eixos do corpo humano?
• Existe relação entre os planos e eixos e a posição do professor para correção de movimentos?
Se sim, qual?
• Diferencie ângulos relativos de ângulos absolutos.
• Quais os movimentos realizados pela articulação do quadril? Quais os movimentos realizados
pela articulação do joelho?
• No movimento de agachar e saltar para cima (salto vertical), quais os movimentos realizados
pelo quadril e pelo joelho?
• Como articular as determinações presentes na BNCC com a atividade proposta?

 

PORTFÓLIO A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS CORPORAIS MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS


 

Produtos relacionados

R$ 30,00
até 3x de R$ 10,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Portfólioo EAD - CPF: 867.655.499-43 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail