PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO CURRICULAR I: INICIAÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

Código: RWDA45KNT-treinamentodesportivo
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Sumário
1. PLANO DE TRABALHO: ESTÁGIO CURRICULAR I: INICIAÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO.....................3
1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES ..................................................................................................... 3
2. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ................................................................................................13


1. PLANO DE TRABALHO: ESTÁGIO CURRICULAR I: INICIAÇÃO E TREINAMENTO
DESPORTIVO

A seguir, você terá as atividades a serem realizadas no estágio em iniciação e
treinamento desportivo. Este Plano de Trabalho foi elaborado devido ao contexto da
pandemia COVID-19.

1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES

Seja bem-vindo ao Estágio Curricular I: Iniciação e Treinamento Desportivo!
No decorrer dessas semanas de estudos de casos do Estágio em Iniciação e
Treinamento Desportivo, iremos juntos aprender como lidar com diferentes situações da área.
No primeiro estudo caso, você deverá avaliar uma situação referente à maturação e
desempenho esportivo em um projeto esportivo de uma instituição.
No segundo estudo de caso você deverá analisar uma prescrição de treinamento
realizada em um importante clube esportivo de sua região e associar o conteúdo com a
Especialização Esportiva Precoce.
No terceiro estudo de caso você irá se deparar com um trabalho de futsal em um clube
esportivo em que o treinador apresenta apenas alguns elementos do modelo tradicional de
ensino. Diante disso, irá elaborar um planejamento de trabalho dentro do modelo tradicional.
No quarto estudo de caso você irá participar do processo de ensino com o Minivoleibol
relacionando esta prática de iniciação esportiva ao método situacional.
No quinto estudo de caso, você auxiliará um preparador físico na prescrição de
treinamentos que envolvem diferentes capacidades motoras. Neste estudo de caso você
associará aspectos teóricos e práticos no momento da resolução, apresentando conceitos,
definições e outras variações das capacidades motoras.
E por fim, no sexto estudo de caso você deverá preparar tópicos para uma palestra
sobre os avanços científicos e tecnológicos do treinamento desportivo que ocorreram na
história do esporte de competição.

Bons Estudos!
Equipe de Docentes do Curso de Educação Física

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ATIVIDADE A – Maturação e Desempenho
O profissional de Educação Física deve aplicar conhecimentos de áreas específicas na
prescrição de atividades. Um exemplo são os conhecimentos provenientes das áreas de
Iniciação Esportiva e Desenvolvimento motor. Um tema muito debatido que está relacionado
às duas áreas é a maturação. Apesar de estar associada ao crescimento, de acordo com o
trecho de Haywood e Getchell (2016): “A maturação denota o progresso em direção à
maturidade física, ao estado de integração funcional ideal dos sistemas corporais de um
indivíduo e à capacidade de reprodução”.

Haywood, Kathleen M. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: Artmed,
2016. E-book. Disponível em: MINHA BIBLIOTECA.

Sabendo disto, leia atentamente e responda o estudo de caso a seguir:

Você é estagiário em Educação Física de um projeto esportivo de uma instituição de
ensino em seu município. Você acompanha as aulas de futsal no contraturno escolar e auxilia
o profissional responsável na preparação das atividades e observação dos alunos enquanto
estes realizam as ações motoras. Em todo fim de semestre escolar, seu município organiza um
evento esportivo que reúne as escolas da região. O projeto esportivo em que você realiza
estágio representará a escola ao inscrever uma equipe de Futsal, com meninos de 8 a 10 anos
de idade. Durante os treinamentos, você verifica que os meninos apresentam diferenças em
capacidades importantes para o desenvolvimento da modalidade, como força e velocidade.
Estas diferenças são ainda mais proeminentes em crianças de diferentes idades, acarretando
uma desmotivação nos alunos que apresentam pior desempenho. Sabendo disto, responda:
a) Como organizar a prática esportiva para que todos os alunos participem?
b) Como você pode avaliar o nível de maturação dos alunos? Descreva um método e suas
características.
c) Como a maturação está associada ao desempenho esportivo?

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ATIVIDADE B – Especialização Esportiva Precoce
A Especialização Esportiva Precoce está relacionada ao processo de aprofundamento
em aspectos técnicos, táticos e físicos em uma modalidade esportiva, em uma idade
cronológica anterior à considerada adequada.

CAMARA, FABIANO MARQUES. Fundamentos da iniciação esportiva. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2018.

Considerando o desenvolvimento de modalidades esportivas e o tópico Especialização
Esportiva Precoce, leia atentamente:

Você acaba de ser aprovado em um processo seletivo para estagiar em um grande
clube esportivo. Como você passou em primeiro lugar, poderá escolher a modalidade que
deseja trabalhar, assim, você escolheu o Atletismo. Ao chegar no clube, você verifica que no
grupo de atletas especialistas na prova dos 400 metros rasos constam 3 atletas de nível
internacional, com experiência de pelo menos 10 anos de treinamento na modalidade. No
início do treinamento, o técnico responsável adiciona ao grupo um adolescente de 14 anos
que pratica a modalidade há 6 meses. Durante a prática, você verifica que são realizados
exercícios específicos e que não ocorre distinção na prescrição das atividades entre os
participantes deste grupo de velocistas, ou seja, todos os participantes realizam o mesmo
treinamento (os 3 atletas de nível internacional e o adolescente de 14 anos). Ademais, você
descobre que este grupo sempre realiza o mesmo programa de treinamento e que desde que
entrou no clube, o adolescente sempre fez as mesmas atividades que os atletas adultos.
Sabendo disto, você se preocupa com a situação e deverá explicar ao técnico que este tipo de
prescrição não é o adequado. Neste caso, responda:

a) Como você explicaria esta situação ao técnico?

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b) Considerando o tópico de Especialização Esportiva Precoce, qual o problema de
colocar atletas de diferentes faixas etárias e experiências para realizar as mesmas
atividades durante todo o treinamento?

c) Quais os problemas decorrentes da Especialização Esportiva Precoce?

ATIVIDADE C – Método Tradicional ou Tecnicismo
Os métodos de ensino ajudam a ação pedagógica de ensino de um esporte. Quando
pensamos na Iniciação Esportiva, não podemos mais pensar o ensino do esporte de forma
aleatório, sem um planejamento, objetivos, etapas e conteúdos abordados.
No entanto, também não podemos ser defensores de um único método de ensino.
Realidades diferentes e contextos distintos muitas vezes requer abordagem metodológicas
diferentes. Assim, o importante é o profissional de educação física ter pleno domínio dos
métodos de iniciação esportiva presentes na educação física. Isso ajuda a ampliar e qualificar
sua intervenção profissional e até mesmo os resultados que pretende alcançar. Cada método
possui suas bases científicas, teóricas e procedimentais. O momento do estágio é muito
importante para vivenciar as possibilidades de atuação na iniciação esportiva.
Então, você está a uma semana já estagiando em um Clube Esportivo. A modalidade
que você está fazendo o estágio é o futsal, com 2 equipes de meninos 10 a 12 anos de idade.
Você, já com seu conhecimento adquirido ao longo de sua formação, percebe que o treinador
é tecnicista. No entanto, você começa a perceber que ele não necessariamente ensina a partir
de um método tradicional, tecnicista. Isso está mais na postura dele com os garotos, na forma
de ensinar e cobrar do que, necessariamente, um planejamento baseado nesse método.
Na terceira semana você percebe que o treinador repete muitas as atividades, tendo
um repertório pequeno. Você começa entender melhor que ele não planeja as aulas, não há
uma estruturação do ensino. Ele acaba reproduzindo atividades que ele vivenciou como aluno
na escola, como atleta em equipes na cidade.
Bem, ao final dessa terceira semana você precisa apresentar a este professor o seu
planejamento de duas (2) semanas de trabalho em que você vai ser o regente, você vai intervir

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diretamente, com dois (2) encontros por semana com cada uma das duas equipes.
Tendo como referência o método tradicional, tecnicista, que mais se aproxima da
realidade que você encontrou:

a) Elabore um texto sobre o método tradicional de ensino, apontando seus
pontos fortes e fragilidades, para apresentar ao técnico o que irá fundamentar seu
trabalho.

b) Apresente um planejamento de duas (2) semanas de trabalho, com dois
(2) encontros semanais, pensando seu grupo de alunos: meninos de 10 a 12 anos de
idade: Não esqueça de selecionar alguns fundamentos do futsal e planejar as
atividades a partir do método tradicional de ensino.

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ATIVIDADE D – O Ensino a partir de Jogos

O ensino a partir de jogos busca romper com o ensino tecnicista na educação física, no
esporte, ou seja, na iniciação esportiva. A educação física brasileira, principalmente a partir
dos anos de 1970, assim como o ideário da educação no Brasil, foi baseada em um modelo
tecnicista, tradicional de ensino. Esse ensino se dava com o conhecimento centrado no
professor, com atividades isoladas, decompondo o conhecimento em pequenas partes. Por
exemplo, no ensino do voleibol, primeiro se ensinava os elementos mais básicos e depois
passava para os mais difíceis, reduzindo em partes simples, decompondo o jogo: seria como
ensinar o saque, depois a manchete e toque, levantamento, ataque, bloqueio e depois
sistemas de jogo. Presumia-se que assim, aprendendo tudo separado, decomposto em partes
pequenas, quando o conseguiria, sozinho, juntar tudo na dinâmica de jogo.
Bem, a educação física a partir dos anos de 1980 começou a questionar esses modelos,
que priorizavam os mais habilidosos e quem possuía mais capacidades físicas e motoras.
Entende-se que, principalmente no processo de iniciação esportiva, todos têm o direito de
aprendizado do esporte. A seleção e especialização deve ficar mais a frente desse processo,
correndo-se o risco de não provocar aspectos de especialização precoce.
Com isso, novos modelos foram surgindo, como o ensino a partir de jogos, que busca
romper com o modelo tecnicista. Nesse modelo a técnica não é o elemento único e principal,
trabalha-se elementos táticos e técnicos em situações reais de jogos, em pequenos jogos.
Assim, seu eixo central não é decompor os aspectos técnicos/fundamentos, mas pensar o
jogo, suas situações, sua complexidade. Assim, o aluno pode apreender a técnica dentro de
uma situação real de jogo.
Alguns esportes buscaram se apropriar desses avanços teóricos na alcançados pela
pedagogia do esporte. Um deles é o Voleibol, que criou o Mini Vôlei como sistema de iniciação
ao Voleibol, priorizando o aprendizado lúdico, o jogo adaptado.
SILVA, Leandro Régis.; COSTI, André Rímoli. Mini voleibol: Uma estratégia de iniciação
esportiva para crianças e jovens entre 7 e 14 anos. Iniciação - Revista de Iniciação Científica,
Tecnológica e Artística Edição Temática em Saúde e Bem Estar. São Paulo: Centro Universitário

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Senac. Vol. 6 no 5 – Abril de 2017. Disponível em:

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-
content/uploads/2017/04/203_IC_Artigo_Revisado.pdf.

Gestos Técnicos e Exercícios de Minivoleibol. Disponível em:
https://mid.curitiba.pr.gov.br/2015/00160850.pdf
Você acaba de iniciar seu estágio em uma escolinha de voleibol que trabalha com a
iniciação a partir do Mini Voleibol, com crianças de 7 a 14 anos:

a) Quais as características do método de ensino a partir de jogos?

b) O que seria o Método Situacional?

c) Como você aplicaria o Método Situacional no contexto do Minivoleibol?

d) Elabore duas atividades para o ensino do Minivoleibol.

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ATIVIDADE E – Treinamento das capacidades motoras
Caro aluno, você em seu estágio realizado uma equipe de futebol de um clube da sua
cidade recebeu a incumbência de auxiliar o preparador físico da equipe no treinamento das
capacidades motoras.
O profissional responsável disse que as capacidades motoras que serão desenvolvidas
são: Força muscular, velocidade, resistência, coordenação e flexibilidade.
No intuito de discutir com você sobre as capacidades motoras ele apresentou alguns
conceitos e definições, tipos, classificação e as variações de cada capacidade.
No entanto, ele te passou como tarefa também apresentar estes fatores das
capacidades motoras.
Para esta tarefa você pode consultar os materiais apresentados na disciplina,
principalmente das teleaulas e do livro didático (unidade 2 – seção 2.3, p 66), ou outro material
que você conseguir encontrar.
Procure fazer de forma resumida e indicando quais tipos destas capacidades seriam
mais inerentes ao futebol, considerando o início da temporada.

LOURENÇO, THIAGO FERNANDO. Fundamentos do Treinamento Esportivo. Londrina: Editora
e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

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ATIVIDADE F – Os avanços científicos e tecnológicos do Treinamento Desportivo

Ao participar de um estágio em um clube desportivo, com várias modalidades
desportivas, principalmente com jovens em fase de iniciação desportiva.
Quando participou de uma reunião com os todos os profissionais responsáveis para o
treinamento dos jovens atletas, surgiu a ideia de realizar uma série de palestras aos
praticantes e vários temas foram distribuídos entre todos, no qual seria responsáveis de
apresentá-los no dia destas palestras.
No seu caso, ficou decidido que você irá abordar sobre os avanços científicos e
tecnológicos que ocorreram no treinamento desportivo em vários momentos no esporte
competitivo.
Para colaborar em sua palestra, o diretor citou alguns momentos e avanços científicos
e tecnológicos que você deveria abordar.
Sendo eles:

a) Um marco histórico aconteceu em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Berlim com o
norte-americano Jesse Owens.

b) O avanço tecnológico na chegada dos atletas em provas de corrida no atletismo.

c) Análise tecnológica de algumas situações que ocorrem em uma partida no Voleibol e
no futebol.

d) Avanço científico na análise de concentração de lactato sanguíneo e frequência
cardíaca.

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e) A utilização do GPS (global positioning system) que é um sistema de navegação por
satélite que também passou a ser utilizado de maneira ampla no esporte.

Caro aluno, faça uma busca nos materiais apresentado e discutido na disciplina,
principalmente nas teleaula e no livro didático (unidade 1 – seção 1.3), ou outro material que
você conseguir encontrar.
Lembre-se de fazer forma resumida e não esqueça de colocar também seu ponto de
vista.

LOURENÇO, THIAGO FERNANDO. Fundamentos do Treinamento Esportivo. Londrina: Editora
e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

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2. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.

2.1 Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.

2.2 Elementos textuais
Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
• Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
• O relatório deve ser postado em formato word.

2.3 Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.

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